Um post bem prático para o dia de hoje: A carteira de motorista.
Estou tentando aos poucos escrever sobre todas as partes burocráticas para se chegar no país e a carteira de motorista é uma delas. Se você já possui uma carteira brasileira é super fácil de trocar sua habilitação e poder conduzir na Bélgica.
O Brasil e a Bélgica tem um acordo assinado desde 1983, que é possível encontrar no site do consulado brasileiro com todas as informações de forma mais oficial, e sendo assim tanto um brasileiro na Bélgica quanto um belga no Brasil não precisam passar por todo o processo de condução para poder dirigir legalmente no país.
Então vamos lá, assim que você se tornar um residente legal e estiver inscrito na prefeitura do seu bairro, sendo portador de uma Identidade Belga ou uma Carte d’orange (identidade provisória emitidas para cidadãos de fora da União Européia) já é possível começar o processo de troca.
A nossa carteira brasileira ela pode ser utilizada por seis meses, mas é recomendável que a troca seja feita logo que seja cadastrado enquanto residente para facilitar a vida de todo mundo, não é mesmo?
Documentos necessários:
- CNH original (que vai ficar na prefeitura) e uma cópia – Algumas prefeitura pedem a tradução, a minha não pediu. E a cópia, a minha prefeitura fez por lá mesmo cobrando alguns centavos pelo serviço.
- Identidade Belga ou Carte D’Orange
- Taxa entre 20€ a 30€ (depende da prefeitura)
- Data de retorno: Até 3 meses
Eu acredito que na minha prefeitura seja feito por lotes, pois meu marido pediu no ínicio do mês e eu pedi no final do mesmo mês e elas ficaram prontas ao mesmo tempo. O tempo de espera para Rodrigo foi de 2 meses e a minha ficou pronta em 1 mês. Super rápido!
A sua CNH ficará com a Bélgica, mas você pode tê-la de volta quando retornar ao Brasil, sem problemas. A validade da minha nova permissão de dirigir veio com duração de 10 anos. E agora é pegar o carro e se aventurar pelas estradas da vida.
Pra mim que tenho cidadania italiana como devo proceder ?
CurtirCurtir
Independente da cidadania ou de onde você tirou sua permissão para direção o procedimento é o mesmo.
Eu e meu marido europeu fizemos o mesmo processo.
CurtirCurtir