Maastricht, bate e volta de Bruxelas

E começamos a nossa volta pelas cidades ao redor de Bruxelas. A capital belga é bem estratégica no quesito viagem, pois além do país ser bem pequeno também faz fronteira com países como Holanda, França e Alemanha. Nossa primeira nova fronteira cruzada desde que nos mudamos para Bélgica foi na França, em Lille e a nossa segunda escolha foi a cidade de Maastricht, nos Países Baixos.

Maastricht fica a uma média de 1h20 dirigindo desde a capital de Bruxelas, mas também é possível chegar de trem.

Um pouco de história

Uma pequena cidade nos Países Baixos (vulgo Holanda), com um pouco mais de 120 mil habitantes e é conhecida por ser a capital da província de Limburgo e fica situada entre a Bélgica e a Alemanha e margeado pelo Rio Mosa.

IMG_1030(1)
Câmara Municipal – Foto de acervo pessoal

A cidade também tem uma rede de grutas que serviu como esconderijo para muitos durante a Segunda Guerra Mundial e é possível ver algumas pinturas que contam um pouco de sua história. Além de ter uma universidade famosa e um museu de arte super frequentado.

A cidade também é conhecida pelo Tratado de Maastricht, assinado em 1992 e que tinha como objetivo a unificação monetária da União Européia, o famoso Euro, que foi realizada em Janeiro de 2002. Cidade famosa, né?

O que fazer em Maastricht?

A cidade é uma graça, super pequena e dá para conhecer em um dia só. É uma mistura daquelas fofuras características da Holanda com ruelas italianas (da época que a cidade estava incorporada ao império Romano). Uma delícia andar pela cidade e se perder por suas ruas, e se tiver um dia de sol aproveite para sentar em frente ao Rio, ou em alguma praça linda da cidade para tomar uma boa cerveja e aproveitar o dia.

Rio Mosa
Rio Mosa

R

Praça
Uma das praças com restaurantes para uma cerveja
Igreja
Misturando a parte romana em uma cidade holandesa – Foto de Arquivo pessoal
Beira do Rio
A beira do rio Mosa. É possível pegar um barco e fazer um passeio pelo Rio Mosa. Foto de Arquivo pessoal
Cidade
Com direito a mercadinho na praça. Foto de Arquivo pessoal

Maastricht também é um ponto de compras para os holandeses, por sua rua de pedestres cheia de lojas, sejam elas fast fashion ou lojas de marcas mais famosas. E uma super curiosidade. Vocês sabiam que o quarto mosqueteiro D’Artagnan morreu na cidade e tem uma estátua dele em um lindo parque da cidade, o Stadspark.

D'Artagnan
“Um por todos e todos por um” – Foto de arquivo pessoal

Ainda temos que voltar na cidade para fazer alguns outros passeios, viajar com criança é mais lento, mas é necessário mais do que um dia para fazer algumas cidades. Esse dia em Maastricht foi maravilhoso, pois foi um dia de verão e estava particularmente quente e ensolarado. Resolvemos passar algumas boas horas sentados aproveitando a vista maravilhosa, tomando um sorvete, uma cerveja e curtindo o dia em família.

Além disso, pudemos aproveitar o dia e comer os famosos croquetes holandeses da Febo. Voltaremos, Maastricht.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s