E foi aberta a temporada de desbravar o mundo estando em Bruxelas. A Bélgica é um país muito pequeno, o que facilita bastante as viagens e faz fronteiras com vários países como França, Alemanha e Países Baixos. Sendo assim, aproveitamos que a vovó veio passar um dias com a Pitica e fomos dar umas voltinhas em cidades próximas.
A primeira escolha foi Lille, já que o maridão nunca tinha ido a França (exceto no aeroporto para fazer conexão hehe), e é uma cidade bem próxima da capital belga. Lille fica a aproximadamente 130km de Bruxelas e faz fronteira com a Bélgica. É a maior cidade da região em que pertence, a Nord -Pas de Calais e é a quarta maior aglomeração francesa ficando atrás de Paris, Lyon e Marselha. Mas não se engane com estes dados, a cidade é super pequena e dá para dar uns bordejos em um dia só.
O que fazer em um dia em Lille?
A fama da cidade é de ser bem cinzenta, talvez por sua posição próxima a Bélgica que não é famosa por dias de sol. No entanto, demos uma sorte de pegar um dia maravilhosamente ensolarado por lá quando fomos (Tá, era agosto e verão, mas quem mora nessas áreas do mundo sabe que verão não significa sol e calor, né?)
A velha Lille
É o tal centro histórico da cidade e tem aquele charme europeu, com prédios lindos, pomposos e atijolados. É possível também encontrar vários tipos de restaurantes por ali para almoçar sem sair da bagunça.


Grand Place
Aquela praça típica da Europa, ainda mais na parte com influência francesa. Essa praça esbanja glamour e é uma delícia ficar por ali sentado curtindo, né? E ainda tem a torre que dá aquele charme especial e que tem 104m que está aberta a visitação para quem quiser se aventurar no alto e ter uma vista panorâmica da cidade.




Na grand Place também tem o prédio da antiga bolsa de valores e o Opera de Lille. No prédio da antiga bolsa de valores nós visitamos um mercado vintage. Foi bem divertido ver aquele mercadão das pulgas no meio daquele prédio pomposo.



Notre Dame de La Treille, a Catedral de Lille
Uma igreja católica e considerada um monumento nacional. Ela é fantástica e cheia de vitrais maravilhosos. Vale um passeio por lá. Já perceberam que não falta Notre Dame pela França, né? hehehe
Em Lille também tem uma casa de chá bem famosa e super lotada, não conseguimos entrar pois a disposição para esperar mesa estava extinta, ainda mais com uma criança pequena. Talvez se tivéssemos reservado, mas os doces são lindos.

A cidade é uma graça e adoramos passar o dia por lá. Tem muito mais coisas para fazer por lá, ah isso tem, a cidade é bem maior do que esperávamos, mas ficamos bem satisfeito com o programa. A cidade é próxima de Bruxelas e dá para voltar sempre. Obrigada pela recepção, Lille!
Au revoir!
Um comentário sobre “Um dia em Lille, na França”