Passo a passo para registrar seu filho no Consulado Brasileiro

Hoje irei falar sobre algo muito importante quando temos filhos aqui no Reino Unido: o registro.

Vale lembrar que todo filho de ao menos um genitor portador da nacionalidade brasileira tem o direito de registrar seu filho como brasileiro, mesmo nascido no exterior.

Aqui no Reino Unido tem alguns passos a serem seguidos antes da criança ter direito a nacionalidade Brasileira de pelo menos um de seus pais, mas nenhum bicho de sete cabeças, tirando o fato que Londres é o único lugar que tem um consulado e que atende todo o Reino.

Primeiro passo:

Ir fazer o registro de seu rebento no Register Office da prefeitura de sua cidade, independente dele ter direito a nacionalidade britânica ou não. Assim que seu filho(a) estiver registrado peça a Certified Copy of Entry. Existem dois tipos de certidões, assim como no Brasil, e esta que você vai pedir funciona como a nossa de inteiro teor. Pronto! Primeiro passo dado e seu bebê já está registrado e tem a sua primeira certidão de nascimento.

Segundo passo:

Fazer uma marcação no consulado para fazer o registro de nascimento da criança. O consulado é bem complicado de conseguir uma vaga, então eu aconselho a começar as tentativas antes do nascimento, pois a reserva do horário fica no nome de um dos genitores. O consulado abre horário todo dia meia noite para o mês seguinte, então fique atento.

Se você tem interesse em fazer o passaporte da criança, já aconselho a deixar um horário reservado. Se você conseguir tudo para de manhã, já sai com o passaporte em mãos em menos de 1 hora.

Documentos necessários para fazer o registro:

  • 1 genitor deve comparecer ao consulado (de preferência o genitor brasileiro);
  • Formulário de requerimento de registro de nascimento (preencher no computador e levar impresso);
  • Original e cópia simples da Certified Copy of an Entry;
  • Original e cópia simples da certidão de casamento dos pais E mais um documento a sua escolha que pode ser passaporte, carteira de identidade, carteira de habilitação, etc).

Não é difícil registrar no consulado, foi bem mais fácil do que registrar no consulado português, por exemplo, porém existe um problema bem grande chamado arrumar datas disponíveis. O que fizemos foi fazer uma estimativa de algumas semanas a mais da data prevista do parto e já deixamos agendado, sendo assim fizemos o registro dela bem novinha.

Após registrar no consulado ainda é necessário transformar em uma certidão de nascimento com as nossas – de pessoas nascidas no Brasil -, pois esta recebida no consulado só serve para fins internacionais. Ou seja, para ter uma certidão de nascimento para todos os fins necessários é necessário levar no Cartório do 1o Ofício de sua cidade quando estiver no Brasil.

Os horários do consulado abrem todos os dias para datas no mês seguinte, é possível conseguir antes com alguma desistência.

Boa sorte e não deixe de fazer o registro de seu rebento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s