Hoje irei falar sobre algo muito importante quando temos filhos aqui no Reino Unido: o registro.
Vale lembrar que todo filho de ao menos um genitor portador da nacionalidade brasileira tem o direito de registrar seu filho como brasileiro, mesmo nascido no exterior.
Aqui no Reino Unido tem alguns passos a serem seguidos antes da criança ter direito a nacionalidade Brasileira de pelo menos um de seus pais, mas nenhum bicho de sete cabeças, tirando o fato que Londres é o único lugar que tem um consulado e que atende todo o Reino.
Primeiro passo:
Ir fazer o registro de seu rebento no Register Office da prefeitura de sua cidade, independente dele ter direito a nacionalidade britânica ou não. Assim que seu filho(a) estiver registrado peça a Certified Copy of Entry. Existem dois tipos de certidões, assim como no Brasil, e esta que você vai pedir funciona como a nossa de inteiro teor. Pronto! Primeiro passo dado e seu bebê já está registrado e tem a sua primeira certidão de nascimento.
Segundo passo:
Fazer uma marcação no consulado para fazer o registro de nascimento da criança. O consulado é bem complicado de conseguir uma vaga, então eu aconselho a começar as tentativas antes do nascimento, pois a reserva do horário fica no nome de um dos genitores. O consulado abre horário todo dia meia noite para o mês seguinte, então fique atento.
Se você tem interesse em fazer o passaporte da criança, já aconselho a deixar um horário reservado. Se você conseguir tudo para de manhã, já sai com o passaporte em mãos em menos de 1 hora.
Documentos necessários para fazer o registro:
- 1 genitor deve comparecer ao consulado (de preferência o genitor brasileiro);
- Formulário de requerimento de registro de nascimento (preencher no computador e levar impresso);
- Original e cópia simples da Certified Copy of an Entry;
- Original e cópia simples da certidão de casamento dos pais E mais um documento a sua escolha que pode ser passaporte, carteira de identidade, carteira de habilitação, etc).
Não é difícil registrar no consulado, foi bem mais fácil do que registrar no consulado português, por exemplo, porém existe um problema bem grande chamado arrumar datas disponíveis. O que fizemos foi fazer uma estimativa de algumas semanas a mais da data prevista do parto e já deixamos agendado, sendo assim fizemos o registro dela bem novinha.
Após registrar no consulado ainda é necessário transformar em uma certidão de nascimento com as nossas – de pessoas nascidas no Brasil -, pois esta recebida no consulado só serve para fins internacionais. Ou seja, para ter uma certidão de nascimento para todos os fins necessários é necessário levar no Cartório do 1o Ofício de sua cidade quando estiver no Brasil.
Os horários do consulado abrem todos os dias para datas no mês seguinte, é possível conseguir antes com alguma desistência.
Boa sorte e não deixe de fazer o registro de seu rebento.
Amei!!!
Estou adorando visitar esse blog maravilhoso, sempre tem posts legais.
Parabéns!!!
Posso compartilhar esse post no meu facebook?
Quero compartilhar com as minhas amigas!
CurtirCurtir
Oi querida,
Obrigada pelo comentário fofo 🙂
Claro que pode compartilhar 🙂
Beijo
CurtirCurtir
Que post legal! Sempre bom sabermos quais os procedimentos para fazer as coisas no exterior! Achei super útil esse post e com certeza irei indicar para quem está querendo viver no Reino Unido! Obrigada pela dica Ju!
CurtirCurtir
Obrigada pelo comentário e por nos indicar 🙂
CurtirCurtir
Interessante e direto ao ponto, obrigado
CurtirCurtir
Obrigada pelo comentário!
CurtirCurtir
Juliana, tudo bem?
Estou com planos de morar em Worwick em breve. Tenho uma filha de 12 anos e que inicialmente ficara no Brasil até eu poder me estabilizar por ai. Uma grande preocupação é onde eu posso matricular ela na escola? Somos cidadãos italianos. Pode me ajudar? Podemos nos falar por e-mail?
Um grande beijo.
CurtirCurtir
Olá Nádia,
Você consegui sim matricular sua filha, mas eu não sei te dizer exatamente como acontece o processo, já que a minha é bem pequena e ainda não frequenta nem escolas e nem creches.
Como cidadã italiana, vc tem direito a educação no Reino Unido, então, aconselho a procurar o site do council (prefeitura) de Warwick que com certeza eles irão te ajudar no passo a passo da matrícula, já que cada lugar faz um pedido diferente.
Espero ter te ajudado.
Juliana
CurtirCurtir