Gravidez na Inglaterra – Parte II

E eis que voltamos este mês falando novamente sobre o atendimento para grávidas oferecidos aqui no Reino Unido.

No texto do mês passado falamos sobre o Booking appointment – a primeira consulta realizada para conhecer a midwife, falamos sobre a função da midwife, o requerimento dos exames e sobre o primeiro ultrassom realizado na semana 12 da gestação que serve para medir a idade gestacional do bebê e fazer o exame de translucência nucal. E vamos lá que ainda tem mais algumas muitas semanas pela frente.

Aproximadamente na semana 16 a gestante retorna a sua midwife local para mais uma consulta, medir pressão, conferir o resultado dos exames realizados anteriormente e dependendo de como seu bebê está posicionado é possível até ouvir o coração batendo. Essa parte é emocionante, né?! Todas as vezes que você for a uma consulta com a sua midwife terá que levar o seu pote particular com o xixi do dia para ser avaliado.

Esta consulta já não é tão longa quanto a primeira, apenas se a gestante estiver com algum problema que deva ser discutido ou tenha que ser referida à um médico especialista por alguma complicação. Mas se tudo der certo! É isso mesmo!

Com aproximadamente 20 semanas será marcada a sua ultrassonografia morfológica. A minha já foi marcada assim que saí da ultra de 12 semanas, logo já saí com a minha carta de marcação na mão sabendo o dia que iria ver a carinha do meu bebê novamente. Nesta ultra irão medir várias partes do seu bebê, ver se existe alguma possibilidade de anomalia, se existe necessidade de outra ultrassonografia, irão verificar a posição da placenta. Ou seja, uma ultra um pouco mais elaborada e que você pode, se quiser e se der, saber o sexo do seu bebê.

BABY 2
Fonte pixabay.com

Lembra que na primeira consulta a sua midwife fez um levantamento completo da sua vida, da vida dos seus pais, avós e familiares? Então, é nesta etapa que este questionário sobre sua vida entra em jogo. Aproximadamente entre a semana 26 a 28 a gestante irá realizar o exame de glicose para diabetes gestacional para saber como vai ser a continuação do pré-natal. Este exame só é realizado em gestantes que apresentam riscos predispostos.

Com 28 semanas será oferecida à gestante a Whooping cough vaccine (sendo traduzido para português como coqueluche), que é uma vacina oferecida pelo NHS para as grávidas por ser uma doença que está voltando a se disseminar entre a população britânica e que pode levar a uma pneumonia. Levando em consideração que bebês ainda estão aprendendo a respirar e podem ter problemas com seus tubos respiratórios a vacina é uma forma de proteção ao recém nascido que pode nem sempre fazer barulhos reconhecíveis.

E assim terminam todos os exames de uma gestação saudável.

As visitas com a midwife irão continuar, ainda terão os exames de rotina e as consultas irão aumentando conforme a data do parto vai chegando mais perto  e qualquer mudança no diagnóstico será sempre controlada para que a grávida tenha o melhor tratamento. Nestas consultas também será determinado o tipo de parto que melhor se adequará a gestante, um parto no hospital, ou na água, ou em casa e todas as vontades serão registradas no Green Book da gestante, lembra dele? Então, lá estará tudo que a gestante decidiu sobre o seu parto, inclusive quem irá cortar o cordão umbilical do bebê.

Gostaria de ressaltar que todo o atendimento à gestante é voltado para facilitar ao parto normal que podem ser realizados no hospital, em casas de parto (em inglês são os Birth Centre) e até mesmo em casa (Home birth). Inclusive, os partos em casa estão cada vez mais populares pelo Reino Unido e sendo incentivados a partir da segunda gestação, sendo que estes são realizados pela midwife que faz todo o seu acompanhamento que é considerado um bônus para a maioria das gestantes residentes da ilha.

Caso o parto não seja realizado em casa, será feito pela equipe de plantão no hospital ou na casa de parto, pois acreditam que este tipo de procedimento garante que o parto seja o mais natural possível e com menos interferência médica. Se o parto for realizado em casa e acontecer alguma situação de emergência, mamãe e bebê são transferidos para o hospital imediatamente de ambulância.

Mas e a cesariana? Estas são quase que tabu neste país. Uma cesariana só acontecerá se a gestante apresentar algum problema de saúde, seja ele físico e ou mental ou em casos de emergência durante o parto. Existem alguns casos de gestantes que não querem ter parto normal, e que mostram suas vontades para a midwife que está acompanhando, nestes casos uma equipe de saúde mental irá acompanhar a gestante para fazer com que o parto normal seja a opção escolhida e que os medos sejam vencidos antes da data estimada para o nascimento.

E o bebê nasceu!!!!

No Brasil a nova mamãe e bebê ficam alguns dias no hospital por diversos motivos, aqui no Reino dependerá do estado físico e mental da mamãe e do bebê e de diversos fatores como a amamentação, mas a média é de 6 horas a 24 horas para um parto normal e de 24 a 48 horas para cesarianas. E se indagados do motivo de tanta pressa é que aqui não existem quartos privativos para as gestantes (até existem,mas são bem poucos por hospitais e só podem ser pedidos no dia do parto, dependendo da disponibilidade) e que é muito mais confortável para a nova mamãe e o bebê se adaptarem a uma nova rotina juntos no sossego de seus lares. Que fique claro que ninguém está sendo negligenciado, pois após 3 a 5 dias de nascido ambos irão receber uma visita da midwife para saber como anda o processo de amamentação, como ambos estão se comportando com a nova rotina e como está a evolução do bebê.

As visitas ao recém nascido irão continuar até completar os três meses de idade por uma assistente social (Health Visitor) para ver como o seu bebê está se desenvolvendo e como a nova mamãe está cooperando com a nova rotina.

E boa sorte a todas nós!

Texto publicado na coluna de Junho do blog Brasileiras pelo Mundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s