Ampelmann – Um dos símbolos de Berlim

Ampelmann é o diminutivo de Ampelmanchen, em alemão, e é um dos símbolos do sinal de pedestres da Alemanha. Antes da reunificação alemã em 1989, as duas Alemanhas tinham sinais diferentes para os pedestres, mas após se reunirem acertaram que o Ampelmann seria o símbolo do sinal de trânsito.

Este símbolo foi uma das poucas coisas que restou e foi aceita da Alemanha comunista Oriental e logo após a queda do muro ganhou seu status de cult bacaninha, tendo inclusive muitas lojas espalhadas pela capital que celebram esta obra de arte e ganham rios de dinheiro com isso.

Ampelmann 6
Um dos sinais de tráfego de Berlim com a figura do Appelmann – Foto de Arquivo Pessoal

História do Ampelmann

Os sinais de trânsito para a travessia de pedestres foram desenvolvidos de forma diferente nos diversos países do globo e depois de muito tempo que foi padronizado. Só que os de pedestre eram os mesmos tanto para carros como para bicicletas, o que dificultava um pouco a vida dos daltônicos (que era 10% da população na época). Foi quando em 1961, os Ampelmann da Berlim Oriental foram criados pelo psicólogo de trânsito Karl Peglau.

Todo a estrutura deste bonequinhos foi pensada e repensada para atender adultos, idosos e crianças e foi recorrido aos arquétipos e formatos do ser humano andando e parado para associar melhor suas funções, além das cores. Claro que este projeto teve muita gente contra e muita gente a favor, mas no final de tudo ele foi aceito e bem quisto por todos e foi descrito como útil para a sociedade no quesito cumprimento de deveres.

Na década de 80, estes bonequinhos se tornaram símbolos de educação de trânsito e foi quando os políticos da Alemanha oriental resolveram dar vida aos sinais e charme as faixas de pedestres.

Em uma das lojas em Berlim…

Ampelmann 4
Loja do Appelmann em Berlim. Foto de arquivo pessoal
Ampelmann 3
Loja do Appelmann em Berlim. Foto de arquivo pessoal
Ampelmann 2
Loja do Appelmann em Berlim. Foto de arquivo pessoal
Ampelmann 1
Loja do Appelmann em Berlim. Foto de arquivo pessoal
Anúncios

5 comentários sobre “Ampelmann – Um dos símbolos de Berlim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s