Roteiro em Berlim

Gente, Berlim! O que é Berlim? Simplesmente uma capital apaixonante.

Berlim é a capital da Alemanha e com uma população média de 3.5 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do país e a segunda mais populosa. Berlim já foi capital da Prússia, do Império Alemão, da República de Weimar e do Terceiro Reich e sua localização é bem boa para quem quer se bandear pelas famosas estradas alemãs e conhecer o país.

Após a Segunda Guerra a cidade foi dividida entre Berlim Oriental e Ocidental e em 1961 a a parte ocidental se viu cercada pelo Muro de Berlim – local onde estava instalada as bases britânicas, norte americanas e francesas  – e assim ficou até sua queda em 1989. Em 1990 foi oficializada a reunificação das Alemanhas e a cidade foi reconhecida como a capital da República Federal da Alemanha.

Atualmente, Berlim é uma cidade bastante globalizada e um dos mais influentes centro mundias tanto na parte financeira quando na parte política, cultural e científica. Este é um destino muito popular para quem deseja se embrenhar pela área de engenharia, ou pela área artística. Hoje é um centro renomado que atrai pessoas o ano inteiro por sua reputação em festivais de Ballet, teatro, filmes, arquitetura e sem esquecer sua famosa vida noturna e suas cervejarias.

E por ser um super local famoso entre turistas por toda sua história, eis que fomos a Berlim conhecer um pouco da história da cidade, do país e que reflete em todo o mundo.

O que fazer em Berlim?

Berlim é uma cidade com muita coisa para fazer MESMO! Nós ficamos cinco dias e não fizemos tudo que gostaríamos, mas também vale lembrar que eu estava com uma barriga de seis meses de gravidez que é bem difícil de ficar arrastando pela cidade ainda mais no inverno, né?! O importante é que dá para fazer bastante coisa em CINCO dias.

Vou listar algumas coisas e fazer um post sobre alguns locais separadamente para ficar mais detalhados.

Memorial do Holocausto  ou memorial ao Judeus Europeus mortos (Memorial to the murdered jews of Europe)

Museu do Holocausto
Memorial – Foto de arquivo pessoal

Este é um memorial que foi criado para ser dicado aos milhões de judeus mortos durante o regime nazista alemão. Este memorial está localizado bem perto do Portão de Brandenburgo, do famoso parque Tiergartem e da Potsdamer Platz. Além dos blocos de concretos com tamanhos diferentes que representam os judeus assassinados nos campos de concentração, o lugar também conta com uma galeria que explica um pouco este triste momento.

Endereço: Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlin, German

Valor: Entrada Gratuita

Portão de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo
Brandenburg Tor

O portão de Brandmburgo é simplesmente uma antiga porta da cidade, reconstruída no fim do século 18 e é atualmente um dos monumentos mais famosos de Berlim.

Após a guerra e com a divisão da Alemanha o portão foi esquecido e ficava bem próximo do corte feito pelo Muro de Berlim, se destacando após a queda do mesmo. A área onde fica o portão é uma área nobre que foi lugar de muitos eventos históricos e é um símbolo da história da Alemanha e da Europa, sendo também um símbolo da paz. Próximo ao portão também é possível ver algumas embaixadas, o parlamento alemão, etc.

Endereço: Pariser Platz, 10117

Tiergarten

Tiergarten é um bairro em Berlim que tem um grande parque que deu o seu nome ao bairro. Este bairro fica localizado em Mitte e antes da reunificação alemã era parte da Alemanha Ocidental. O bairro também é residência de personalidades importantes para a política alemã.

O parque Tiergarten é bem grande e de um lado tem o jardim zoológico e do outro o Memorial do Holocausto. Originalmente era um parque de caça e que hoje é um dos parques mais populares da capital, sendo para Berlim o que o Central Park é para Nova Iorque e o Vondelpark para Amsterdã.

Postdamer Platz (novo centro de Berlim)

Esta é una praça super moderna, com arquitetura nova e super movimentada, sendo uma das atrações mais movimentadas da cidade. Nesta área também é possível encontrar shopping centres, restaurantes renomados, algumas lojas caras e inacessíveis, etc.

Infelizmente, este projeto de modernidade foi bastante bombardeado na 2a Guerra Mundial e ao dividir Berlim a praça se transformou em uma das fronteiras dos setores americanos, britânico e soviético. Com a construção do Muro a praça foi dividida em duas (e ainda é possível ver o muro ao visitar a praça) e todos os prédios foram demolidos.

Postdamer Platz

Foto de Arquivo pessoal

 

Alexander Platz e Torre de Televisão

A praça mais famosa da capital alemã e é nela que podemos encontrar a famosa Torre de TV que é a construção mais alta do país. Ela pode ser vista de vários pontos da cidade e é uma das atrações mais populares quando visitando a capital.

Endereço: Panoramastrasse 1A – Mitte, 10178

Preço: a partir de 17,50 euros.

 

 

Alexander Plats
Alexander Platz – Foto de Arquivo pessoal
Torre de TV
Berlim e sua torre de TV

Igreja Kaiser – Wilhelm – Gedachthiskirche

Esta igreja é outro marco berlinense, e que foi destruída em uma batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi construída em homenagem ao rei Guilherme I da Alemanha.

A primeira igreja foi construída em 1890 e seu pináculo danificado foi mantido mesmo após a guerra para servir como uma memorial da guerra.

Endereço: Breitscheidplatz, 10789

 

Kaiser
Kaiser, a igreja quebrada

Gendarmenmarkt

Uma praça localizada na parte histórica da cidade e é de uma beleza fenomenal. Ela é composta pela casa de conserto, a catedral francesa e a catedral alemã (as catedrais são praticamente idênticas).

Ao redor da praça acontece um mercado de natal que dizem ser fantástico (tenho que conhecer ainda) e existem diversos hotéis, lojas, restaurantes e cervejarias famosas.

Endereço: Gendarmenmarkt – Mitte, 10117

Berlim 6
Gendarmenmarkt

Checkpoint Charlie Museum (Ponto entre as duas Berlim)

Checkpoint Charlie é onde fica o museu da guerra e um ponto estratégico que marcou a fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Esse nome foi dado pelos americanos que lá fizeram sua base e significa posto de checagem e o nome Charlie é relacionado ao alfabeto militar em que a letra C significa Charlie.

O espaço em si é um pega turista, mas o museu é bastante interessante e conta um pouco da história da guerra e como as pessoas que ficaram presas em um lado de Berlim faziam para tentar chegar do outro lado, caso sua família lá estivesse.

A casinha mesmo e essa placa não são originais, e a foto do soldado não é de ninguém chamado Charlie, mas este foi realmente um espaço onde foi firmado a paz e uma terceira guerra não foi declarada (Que bom, né? Pois a segunda guerra tinha acabado de acabar)

 

 

Berlim
Checkpoint Charlie

Museu Topographie des terror

A Topografia do Terror é um museu, ou mais um memorial da guerra da cidade. Posso dizer que os Alemães fazem de tudo para manter suas memórias vivas e não quererem voltar ao período de guerra que tanto abalou o mundo. Este museu documenta toda a monstruosidade praticada pelos nazis e fica em um prédio que foi utilizado pela Gestapo, tendo, inclusive, um pedaço do muro bem na frente.

Endereço: Niederkirchnerstrasse 8, 10963

Entrada Gratuita

Pedaço do muro de berlim
Um pedaço do Muro de Berlim no museu da Topografia do Terror

East Side Gallery  (1.3km do muro)

A East Side Gallery é uma galeria a céu aberto, um local onde o muro de Berlim foi transformado em um grande painel artístico com 105 artistas trabalhando juntos.

Todas as pinturas foram feitas no lado oriental do muro, em pleno momento de reunificação Alemã e é, provavelmente, a maior galeria a céu aberto do mundo.

 

Muro de Berlim
East Side Gallery – Muro de Berlim que virou museu a céu aberto

Aos pouquinhos vou escrevendo sobre os pontos turísticos que visitamos em posts separados, mas por enquanto tem um resumo sobre o que fazer e o que visitar nesta linda capital.

 

 

Anúncios

20 comentários sobre “Roteiro em Berlim

  1. É impressionante como andar em Berlim faz a gente pensar no passado das Guerras, né? Tudo parece estar de alguma forma associado a ela. Listinha ótima para o roteiro! Valeu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s