Hoje irei falar sobre escolas. Sim, item superimportante quando se está pensando em mudar para o Reino Unido com família e/ou planeja ter filhos.
No post sobre custo de vida, falei sobre a educação ser gratuita aqui na terra da rainha, porém é necessário salientar que apenas o ensino básico. A partir dos 4/5 anos de idade (aconselho sempre consultar o ano de corte em sites oficiais de sua cidade), o ensino se torna obrigatório, sendo assim gratuito, e tenha sempre em mente que o ano acadêmico inicia-se em setembro. Qualquer tipo de escolarização antes disso é privada, no entanto existem alguns projetos do governo em que algumas horas por semana são/e serão custeadas pelo Estado, dependendo da renda de quem reivindicar.
A partir dos 3 anos de idade as crianças podem ter acesso a 15 horas semanas de childcare (em português pode ser comparado com a creche), o que ajuda muito na progressão para o ensino básico, visto que as crianças iniciam o processo de alfabetização assim que iniciam o Reception (o primeiro ano de ensino). Para saber quem pode reivindicar as horas no ensino anterior ao obrigatório, clique AQUI.
Agora vamos entender um pouco o National Curriculum (em português: é a organização nacional do currículo). Colocarei os nomes em inglês e tentarei equiparar com o ensino no Brasil. Outra coisa bem importante de lembrar é que o ensino no Reino Unido é por idade, independente de conhecimento acadêmico ou linguístico e que não existe reprovação, também independente do avanço do discente. Sendo assim, a tal aprovação automática tão debatida e recriminada no Brasil é uma realidade no sistema britânico, mas vamos a segmentação escolar?

Primary Education (Ensino primário)
Early Years and Foundation Stage (Educação Infantil) – 3 a 5 anos de idade.
Compreende o Nursery e Reception, que pode ser relacionado com a pré-escola brasileira.
O Reception ainda faz parte do currículo não obrigatório, mas as escolas públicas (State schools) já oferecem em algumas escolas da ilha. Neste ano escolar, a criança é inserida no mundo dos números e letras, terminando o ano sabendo ler, escrever e reconhecendo os sons e nomes das letras (lembrando que cada criança tem o seu tempo. Nem todas sairão completamente alfabetizadas e terá o ano seguinte para consolidar o seu aprendizado).
Key stage 1 – 5 a 7 anos de idade.
Year 1 e 2, estes anos são relacionados com o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental I.
Key Stage 2 – 7 a 11 anos de idade.
Year 3, 4, 5 e 6, que vai do terceiro ao sexto ano do Ensino Fundamental. No year 6, as crianças são submetidas a exames nacionais de matemática, inglês e ciências e podem vir a ser aceitas nas conceituadas Grammar Schools. As Grammar Schools são escolas secundárias e tradicionais oferecidas pelo Estado e que escolhem seus alunos por notas, tornando-se escolas bem concorridas e com poucas vagas. Historicamente, escolhem seus alunos e são consideradas por uma educação diferenciada.

Secondary School (Escola secundária que engloba o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio)
Key stage 3 – 11 a 14 anos de idade.
Neste bloco temos o Year 7, 8 e 9. Comparando com o Brasil pode ser equivalente ao Ensino Fundamental II, do sexto ao oitavo ano.
Key stage 4 – 14 a 16 anos de idade
Este bloco de ensino engloba o year 10 e 11, que já enquadra um pouco do Ensino Médio.
Após o Year 11, as crianças fazem um exame conhecido como GCSE, que os avalia principalmente em matemática e em inglês. Ainda existe uma complementação do ensino para os dois anos seguintes ao Key stage 4, chamado de Sixth Form, porém nem todas as escolas secundárias o possuem, estando em escolas separadas.
O Sixth form (year 12 e 13) é o equivalente aos últimos anos do Ensino Médio no Brasil.
Todos os anos escolares têm ensino de religião, mas funcionam abordando as mais diversas religiões que compõem um país tão multicultural.
Toda e qualquer criança, residente legal do Reino Unido, tem direito de estar matriculada no sistema público de ensino britânico, sendo assim, procure o Council (prefeitura) de sua cidade para ver a escolha que melhor se encaixa ao seu endereço.

Avaliação
Como dito anteriormente, no ensino britânico não existe retenção em seu percurso. No decorrer dos dias letivos, existem avaliações progressivas e, em determinados anos, as conhecidas avaliações formais e nacionais, sendo igual para qualquer aluno naquele determinado ano, em qualquer escola da ilha.
Year 1 – Como ensino da leitura e da escrita é feito pelo método fônico (phonics), neste ano é feita uma avaliação sobre os conhecimentos adquiridos (Phonics screening).
Year 2 – As avaliações começam a abranger além da leitura e da escrita, tendo avaliações nacionais de matemática, inglês e ciências, além das avaliações regulares do professor.
Year 6 – Acontece o Exame nacional de inglês e matemática e avaliações do professor em ciências.
Year 10 – Exames nacionais em todas as disciplinas do currículo (National Curriculum). Algumas crianças já fazem o GCSE (General Certificate of Secondary Education).
Year 11 – Todos os adolescentes que ainda não fizeram, irão fazer o GCSE ou alguma outra qualificação nacional. Alguns empregos exigem nota mínima para contratação.
Custos
A escola é inteiramente gratuita, sendo assim os livros e cadernos são responsabilidade da escola em fornecer, assim como lápis, borrachas, canetas, etc. No ensino secundário, é necessário adquirir alguns poucos materiais como caderno de desenho, material para aula de geometria, mas o básico também é garantido.
O uniforme escolar é outro item que deve ser adquirido pelos responsáveis e existe uma gama de ofertas em lojas de departamento, supermercados e lojas especializadas. Algumas escolas vendem seu uniforme, porém as que não fazem indicam o local da compra. Além disso, as escolas organizam bazares de uniformes em bom estado e que foram doados por outras famílias.
O almoço pode vir a ser fornecido pela escola e pode ser que haja um custo adicional, porém depende da escola, da prefeitura em que esta escola está inserida. É necessário uma consulta prévia. Contudo, é possível levar o almoço de casa (packed lunch). Sem esquecer que as escolas também fornecem frutas e leite no horário do lanche.
Espero ter conseguido cobrir todo o necessário sobre o ensino primário e secundário do ensino britânico.
E boa busca por escolas, pois o ano letivo inicia em Setembro!
Links do site do governo em inglês:
Aplicar para o Ensino Primário
Aplicar para o Ensino Secundário
Sobre crianças com necessidades especiais
Achando uma Creche (Nursery School)
Texto publicado originalmente no blog Brasileiras Pelo Mundo