O que fazer em Sintra – Roteiro de 1 dia

No meio dos dias que passamos em Lisboa, fomos fazer um bate e volta em Sintra. Sintra é super fácil acesso de Lisboa, podendo pegar um trem (comboio) para chegar à cidade que fica à 25 km da capital. A cidadela é uma vila com aproximadamente 378 mil habitantes e é conhecida como a Riviera Portuguesa.

O trem para Sintra sai da Estação ferroviária do Rossio, bem no centro de lisboa e no meio do centro turístico lisboeta. Por ser uma rota bastante comum existem diversos trens ao longo do dia e a viagem leva aproximadamente 40 minutos (vale sempre conferir o número de paradas que o trem fará, mas a viagem não chega a 60 minutos). Também por ser uma rota bem famosa, não é possível comprar bilhete online e também não há necessidade pois sempre tem lugares disponíveis.

Endereço do site para verificar os horários dos trens.

Bom, chegamos em Sintra de manhã, mas quase na hora do almoço e fomos direto almoçar um delicioso bacalhau (Gente! Comi bacalhau quase a viagem inteira hahaha). Depois do almoço começamos a andança pelo lugar. Como o dia era curto, não deu para fazer muita coisa, mas visitamos o centro da cidade, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.

Centro de Sintra, ao chegar de trem
Centro de Sintra, ao chegar de trem

Aconselho pegar um tuk tuk ou algum meio de transporte para chegar na altura do parque, pois a caminhada é bem grande (aproximadamente 3,5km). Pegamos um tuk tuk que nos cobrou 5 euros para nos levar até lá em cima e valeu à pena, pois tanto no castelo quanto no palácio se anda um bocado.

Horários e valores para visitar o Castelo dos Mouros e Palácio da Pena.

DICA: Compre o ingresso do Caselo dos Mouros e do Palácio da Pena conjugados, que você consegue um desconto e já entra na segunda atração sem pegar fila na bilheteria. Também existe a possibilidade de comprar online.

CASTELO DOS MOUROS

O Castelo dos Mouros é uma fortificação construída após os mouros tomarem conta da área.  Sua construção de forma irregular sob um penhasco dá uma vista magnífica para a cidade, para o Palácio da Pena, para serra, dando para ver até o oceano.

Começando a subir no Castelo dos Mouros
Começando a subir no Castelo dos Mouros
Uma das torres do Castelo
Uma das torres do Castelo

A forma como o Castelo foi construído é devido a diversos momentos e acontecimentos históricos, desde os mouros como quando D. Afonso Henriques tomou Lisboa –  e foi construída a primeira capela cristã do concelho de Lisboa e dedicada à São Pedro – até o reinado de Fernando I. O castelo também passou por destruição devido ao terremoto de 1755 e também várias obras de restauro no reinado de D.Fernando II, no século 19 dando uma cara mais romântica às ruínas medievais.

As muralhas do castelo
As muralhas do castelo
De cima do Castelo, vista para o Palácio da Pena
De cima do Castelo, vista para o Palácio da Pena

Em 1910 o Castelo foi classificado como Monumento Nacional e em 1995 passou a ser considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

sintra-6
Castelo dos Mouros

PALÁCIO DA PENA

O Palácio da Pena é um daqueles monumentos maravilhosos que dá para ver do Castelo dos Mouros e representa o romantismo do século 19, devido às influências de D.Fernando II, sendo o primeiro palácio romântico da Europa. Ele foi construído para conseguir ser visto de qualquer ponto da área do parque.

sintra-7
Na entrada do Palácio e muita neblina
sintra-8
As muitas cores vibrantes

Em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Durante sua construção foram feitas diversas alterações em todas as áreas do palácio. No interior do palácio ainda foi preservado o aspecto original, com móveis e objetos de decoração utilizados pela corte portuguesa que ocupou o palácio. Reza a lenda que foi utilizado como inspiração para a construção do Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha  – 30 anos mais tarde – que serviu de referência para o castelo da Cinderela, na Disney World.

sintra-11
Vitrais dentro do Palácio
sintra-10
Mais vitrais

Nossa visita foi embaixo de muita neblina que deu um ar meio sombrio para o palácio, tanto que quando chegamos lá mal se via que estávamos num parque, tendo uma visibilidade bem reduzida. Mesmo assim, não deixou de ser fantástica a visita, tanto por dentro quanto por fora.

Tem mais algumas coisas para fazer na cidade, mas estes dois lugares e o centro da vila nos ocupou bastante o tempo e valeu muito o dia na cidade.

 

 

 

 

Anúncios

20 comentários sobre “O que fazer em Sintra – Roteiro de 1 dia

  1. Não cheguei a explorar muito o castelo, mas o Palácio entrei e fiz a visita com calma. Bem interessante e um ótimo passeio para se fazer a partir de Lisboa, mesmo que em bate-volta. Aproveitei bastante o parque onde ele está.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s