Roteiro de 4 dias no Algarve

Nos posts anteriores falamos um pouco sobre o que planejamos fazer, sobre onde ficar, sobre alguns restaurantes que comemos e como fomos felizes com nossas escolhas. Neste post iremos fazer um breve relato -fotográfico – sobre as belezas naturais e arquitetônicas que vimos neste lugar encantador chamado Algarve.

Como já foi dito anteriormente chegamos pelo aeroporto de Faro e alugamos um carro para irmos para o centro da cidade  e nos alojarmos no nosso albergue reservado. Check in feito, banho tomado, roupa trocada fomos almoçar e a escolha foi o restaurante Tertúlia, que foi citado no post anterior. Caminhamos pelos arredores da cidade antiga que traz muitas referências à corte portuguesa e a arquitetura pombalina e de lá fomos direto para a praia do Faro.

(Dicas de Hotéis e restaurantes aqui)

  • FARO

A cidade de faro, normalmente, é esquecida quando o destino são as belas praias do Algarve e é vista como uma porta de entrada devido ao aeroporto ser na cidade. Por ter sido tão esquecida ela também manteve aquele charme da arquitetura portuguesa que conhecemos e a cidade se concentra no interior das muralhas da cidade antiga.

Tenho para mim, se Faro não tivesse sido tão renegado por não ter as praias de Albufeira, por exemplo, teria sido uma cidade com bastante influência inglesa, como podemos observar em Lagos, por exemplo. E gente, por favor, eu adoro quando as cidades mantém suas origens e este é um charme de Portugal, né?

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Capela dos Ossos em Faro
Capela dos Ossos em Faro

E por Faro ser apenas passagem para muitos, os preços de hospedagens, dos cafés e restaurantes ainda não foram totalmente corrompidos pelos preços para turistas, sendo mais acessível que o restante da região, principalmente no verão.

Existem alguns pontos que você não pode deixar de ir quando visitando Faro, como visitar a cidade murada (onde ficam os restaurantes que citamos no post anterior), visitar a Catedral, passear pela fachada do Palácio do Governo, visitar a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Capela dos Ossos

PRAIA DE FARO

A praia em si é bem norma, sem nada muito impressionante para quem nasceu próximo a praia, é um amontoado de areia com vista para o mar, tem um estacionamento e dois restaurantes e lojinhas de artesanato. Mas pense, a última vez que havíamos pisado na areia foi na Índia em Agosto de 2016, e como bons cariocas faz uma falta a tal da Vitamin Sea! hehehe. O acesso da cidade é bem fácil podendo ser feito de transporte público ou privado e não leva muito tempo até chegar ao local. Estando na cidade é um ótimo lugar para curtir um sol, descansar, tomar um sorvete, correr no calçadão, ver o por do sol, etc.  Não é a praia mais bonita que vimos, mas dá para curtir um pouco.

praia-de-faro
Praia de Faro no final do dia
  • ALBUFEIRA

É uma das maiores cidades da região e a mais movimentada por turistas. Esta região é uma das preferidas pelos britânicos, assim como Lagos, e é bem fácil de encontrar restaurantes com seus menus já em inglês e seus funcionários com o inglês fluente para o atendimento. Além disso muitos anúncios na rua também são escritos em Português e Inglês. Diferente, né? mas é um dos destinos mais famosos para aposentadoria britânica.

Nesta região estão o resorts chiques, tem parque aquático, tem aquário e uma vida noturna para ninguém colocar defeito. Não somos muito de noitada, e para que um parque aquático com tantas praias maravilhosas, não é mesmo?! E nesta região conhecemos duas praias maravilhosas e que recomendo bastante a vista e o passeio.

PRAIA DAS FALÉSIAS

Esta praia tem o seu visual complementado por suas montanhas que fazem uma mistura de cores (os famosos barrancos) e que compõem um visual maravilhoso com a água do mar e a areia. A praia também conta com restaurantes no alto de suas escadas, onde é possível fazer um lanche, comprar bebidas e utilizar o banheiro. Super fácil acesso e um visual divino.

Chegando na Praia das Falésias
Chegando na Praia das Falésias

PRAIA DOS ARRIFES

Esta praia é um pouco afastada do centro de Albufeira, sendo necessário um meio de transporte mais privado que o transporte público. O charme da praia são as três formações rochosas que compõe o horizonte da praia. Além disso tem um restaurante (A Sardinha – como citado no post anterior) que tem esta vista fenomenal.

arrifes
Como não ser feliz almoçando com esta vista?
praia-dos-arrigfes
Tem como não achar lindo??
  • LAGOS

Outra cidade na região do Algarve com muita influência britânica e que também é um dos destinos favoritos para os moradores da ilha se aposentarem (nem imagino o motivo hehehe). A cidade tem aproximadamente ums 32 mil habitantes e é como as cidades de praia que conhecemos na costa azul do Rio de Janeiro. Uma das cidades que mais recebe turistas no verão, mas que ainda assim conserva sua parte história da época em que os Portugueses eram os conquistadores dos sete mares.

lagos-2
Estátua de Infante D.Henrique
lagos-3
Não lembra as cidades do nordeste brasileiro?
Antigo mercado de escravos
Antigo mercado de escravos
Uma das praças com vários restaurantes perto e lojinhas
Uma das praças com vários restaurantes perto e lojinhas

PRAIA D.ANA

Uma praia bem famosa e um dos cartões postais do Algarve. Sua porção de areia fica entre montanhas que tem um formato diferente e que todas juntas montam o visual famoso das praias de Portugal. Aconselho a sempre levar sua canga, toalha, ou seja lá o que for, pois o aluguel de uma cadeira estava a 5 euros por pessoa.

Praia Dona Ana
Praia Dona Ana

PRAIA DA MARINHA

Esta praia é considerada uma das mais emblemáticas do local e é possível fazer passeio de cana, mergulho. Porém fomos em uma época que a maré estava bem cheia e só foi possível sentar e ficar observando todo o esplendor do sol tocando o mar, o mar batendo nas pedras das montanhas que circundam a praia. Quem sabe você dá mais sorte do que demos, né?

Praiada Marinha
Praiada Marinha

E assim terminamos nossa passagem pelo Algarve e seguimos para Lisboa para continuar nossa viagem.

Anúncios

22 comentários sobre “Roteiro de 4 dias no Algarve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s