E finalmente chegamos ao sul da Índia, no estado de Kerala.
O voo foi longo. Saímos de Delhi, paramos em Cochin e de lá ainda fomos para Trivandrum. Foi quase o dia inteiro viajando e ainda pegamos quase 4 horas de estrada em nossa mini van até o nosso hotel. Uma saga bem cansativa para passar alguns dias descansando na beira do lago, com uma vista maravilhosa, comida boa e com direito a passeio de barco, arrastar o sari no mercado, conhecer algumas cidades de Kerala, alguns pontos turísticos, comprar cerveja sem álcool e ir em uma aventura atrás de um lugar onde vende bebida alcoólica. Foram dias bem movimentados, posso assim dizer!

Kerala é um dos 28 estados da Índia e fica situado no sudoeste, bem na pontinha esquerda olhando o mapa de frente. Este estado é o décimo segundo mais populoso do país e é banhado pelo mar das arábias. O estado de Kerala é considerado um dos melhores IDH do país, e a população tem uma expectativa de vida maior, menor índice de mortalidade infantil e um número menor de analfabetismo. Sendo assim, possui uma das maiores rendas per capita do país e também é de onde sai a maior parte dos expatriados que se aventuram pelo Reino Unido. Kerala também se encontra no topo do ranking de estado menos corrupto em um país conhecido por ter o maior nível de corrupção do mundo.
Kerala tem seu nome conhecido como “Terra dos coqueiros” , devido a grande quantidade desta árvore que pode ser vista pelo estado e inclusive, um dos mais famosos currys do mundo, o Korma, é oriundo desta região tão farta da fruta. Além de ser famoso por sua culinária, o estado também é berço da medicina Ayruvédica, podendo encontrar centros especializados e lugares para massagem em quase toda esquina.
Além do Hindi, que é falado em todo o país, a língua oficial do estado é a Malaiala e é muito similar ao Tamil, a língua falada na região de Chennai. Tal como o Hindi, o Malaiala também tem seu alfabeto próprio e todos os indivíduos alfabetizados aprendem na escola a língua local, o Hindi e o inglês, se tornando trilíngue de forma natural. Acho que isto explica muito o porquê de tantos indianos em tantas partes do mundo, visto a facilidade com que aprendem idiomas.
E o que fizemos em Kerala?
Bom, passeamos um pouquinho, mas tivemos duas base por oito dias, Alleppey e Varkala, com um casamento no meio do caminho e necessidade de comprar um sari para a cerimônia.
Backwaters

Em Alleppey ficamos no hotel do lago e de lá fizemos um delicioso passeio de barco, o que eles chamam de houseboat. O barco é uma casa mesmo e quando chegamos no porto era bem visível que muita gente morava em seus barcos. O nosso barco tinham três quartos duplos com banheiro em cada um deles, mas fechamos um pacote apenas para o dia com bebidas. almoço e um lanche da tarde incluídos e o cardápio era totalmente local: peixe frito, os currys da terra, sucos frescos e de lanche uma banana frita com algumas sementes que eram similares ao anis, mas não sei te confirmar se era mesmo. Estava tudo delicioso e a vista melhor ainda.

Kochi ou Cochin
É a maior cidade do sudoesta da Índia e foi a escolhida para fazermos compras do que necessitávamos para irmos ao casamento. A cidade também é um dos locais que mais se recebe turistas que vem para Índia, depois de Goa.

Kochi também é a cidade que mais se assemelha com a nossa história, pois também foi “descoberta” por Pedro Álvares Cabral, que foi o primeiro navegador europeu a pisar na índia no ano de 1500. E Vasco da Gama é um dos navegadores que teve seu primeiro túmulo da cidade, na igreja de São Francisco, antes de ser transferido para o Mosteiro de São Jerônimo na capital portuguesa, Lisboa. Após o reinado português, o local passou a ser controlado pelo império germânico que 1814 assinou um tratado com o Reino Unido e cedeu o território aos britânicos em troca de uma outra terra. Sendo assim, é possível ver muitas diferentes influências da Europa nesta cidade e uma gama de religiões como o cristianismo e o judaísmo, além das indianas.

I

Varkala
Esta cidade costeira faz parte do distrito de Trivandrum e é a única cidade costeira que conta com penhascos que são banhados pelo mar arábico, que é uma parte do oceano Índico entre a península arábica e a Índia. Os penhascos (cliffs) da praia de Varkala é uma formação geológica bem peculiar, visto que todo o restante de Varkala é plano.

A praia em si não estava boa para banho, pois o mar estava puxando um bocado, mas a vista dos penhascos é simplesmente fantástica, assim como a vista de cima. Logo acima tem um conjunto de lojas e restaurantes com vista para o mar, e com um pôr do sol de deixar qualquer um de queixo caído. Um peixe fresco, o sol se ponto, um clima agradável.


Nada a me queixar e afirmo que Varkala foi meu lugar favorito enquanto na Índia. Falta muito a conhecer no país, mas acho que este será o lugar que irei mais gostar.
Que lugar lindo!!! É um lado da India que acabamos não imaginando, de tão diferente que é do que acabamos sempre vendo… Adorei!!!
CurtirCurtir
Siiim, eu nunca imaginei uma Índia como esta que conheci. Muito bom!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Outro lugar “descoberto” por Pedro Alvares Cabral? E o perrengue pra comprar cerveja com alcool? Deve ter sido engraçado
CurtirCurtir
Nossa, essa parte do álcool foi bem perrengue mesmo!!!! Mas vale pra gente rir, né hahaha
CurtirCurtir
Viagem longa hein! Deve ser muito interessante visitar um país com tantas peculiaridades como a Índia. Sempre vejo pessoas dizendo que antes de ir o melhor é ler bastante a respeito para conseguir ter as melhores experiências e não ter surpresas desagradáveis. Legal saber que Kochi também foi descoberta por Pedro Álvares Cabral.
CurtirCurtir
Ahhhh vou te falar que você pode ler muito e chegar lá ainda vai ser uma surpresa. Nós temos amigos que são de Kerala e mesmo assim foi surpresa atrás de surpresa. O que vale muito é pesquisar restaurantes e ter sua listinha na manga, pois o padrão e limpeza da Índia deixa um pouco a desejar. 🙂
CurtirCurtir
O pôr-do-sol de Varkala é de tirar o fôlego. E que país cheio de histórias e cultura. Magnífico!
CurtirCurtir
Nossa, e olha que fomos no período de chuvas. Cada por do sol maravilhoso!!!
CurtirCurtir
Que bacana seu relato, conhecer mais de Kerala me deixou bem instigada em ir a Índia.
CurtirCurtir
Foi a parte que mais gostei do país.
CurtirCurtir
A Índia é uma país que me desperta muita curiosidade por ser tão diferente do nosso. Adorei o post! Parabéns!
CurtirCurtir
E o norte é completamente diferente do sul. Tenho ainda tanto para conhecer por lá. Beijoca
CurtirCurtir
Nossa bastante cansativo visitar aí mas pelo jeito valeu a pena.
CurtirCurtir
Ahhh sempre vale a pena, né? Mas o país é bem grande!!!
CurtirCurtir
Índia é o meu maior sonho de consumo! Sou louca para conhecer o país e sua cultura.
E a comida?? Adoro comida indiana!
CurtirCurtir
Ahhh essa é a única coisa que não gosto da Índia hahahahah não curto muito a comida indiana, mas tem muita coisa para conhecer por lá! 🙂
CurtirCurtir
Que demais essa viagem. Índia está nos meus planos de viagem, sonho em conhecer este país. Amo a culinária indiana e adoraria conhecer um pouco da cultura do país, que é bem diferente da nossa.
Beijos
CurtirCurtir
A Índia é um país bem diferente mesmo, a cultua, a culinária, tudo….temos tanto a aprender!! Beijoo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muita coisa interessante para se fazer, adorei o post.
CurtirCurtir
Realmente é MUITA coisa para fazer!
CurtirCurtir