Sul da Índia – Kerala

E finalmente chegamos ao sul da Índia, no estado de Kerala.

O voo foi longo. Saímos de Delhi, paramos em Cochin e de lá ainda fomos para Trivandrum. Foi quase o dia inteiro viajando e ainda pegamos quase 4 horas de estrada em nossa mini van até o nosso hotel. Uma saga bem cansativa para passar alguns dias descansando na beira do lago, com uma vista maravilhosa, comida boa e com direito a passeio de barco, arrastar o sari no mercado, conhecer algumas cidades de Kerala, alguns pontos turísticos, comprar cerveja sem álcool e ir em uma aventura atrás de um lugar onde vende bebida alcoólica. Foram dias bem movimentados, posso assim dizer!

kerala-3
Que tal comprar uma cerveja ou um vinho? Aconselham a nunca ir uma mulher sozinha para estes estabelecimentos e não ir depois das 16:30, pois é quando os locais saem do trabalho e o local enche MUITO!

Kerala é um dos 28 estados da Índia e fica situado no sudoeste, bem na pontinha esquerda olhando o mapa de frente. Este estado é o décimo segundo mais populoso do país e é banhado pelo mar das arábias. O estado de Kerala é considerado um dos melhores IDH do país, e a população tem uma expectativa de vida maior, menor índice de mortalidade infantil e um número menor de analfabetismo. Sendo assim, possui uma das maiores rendas per capita do país e também é de onde sai a maior parte dos expatriados que se aventuram pelo Reino Unido. Kerala também se encontra no topo do ranking de estado menos corrupto em um país conhecido por ter o maior nível de corrupção do mundo.

Kerala tem seu nome conhecido como “Terra dos coqueiros” , devido a grande quantidade desta árvore que pode ser vista pelo estado e inclusive, um dos mais famosos currys do mundo, o Korma, é oriundo desta região tão farta da fruta. Além de ser famoso por sua culinária, o estado também é berço da medicina Ayruvédica, podendo encontrar centros especializados e lugares para massagem em quase toda esquina.

Além do Hindi, que é falado em todo o país, a língua oficial do estado é a Malaiala e é muito similar ao Tamil, a língua falada na região de Chennai. Tal como o Hindi, o Malaiala também tem seu alfabeto próprio e todos os indivíduos alfabetizados aprendem na escola a língua local, o Hindi e o inglês, se tornando trilíngue de forma natural. Acho que isto explica muito o porquê de tantos indianos em tantas partes do mundo, visto a facilidade com que aprendem idiomas.

E o que fizemos em Kerala?

Bom, passeamos um pouquinho, mas tivemos duas base por oito dias, Alleppey e Varkala, com um casamento no meio do caminho e necessidade de comprar um sari para a cerimônia.

Backwaters

kerala-9
Passeando de barco

Em Alleppey ficamos no hotel do lago e de lá fizemos um delicioso passeio de barco, o que eles chamam de houseboat. O barco é uma casa mesmo e quando chegamos no porto era bem visível que muita gente morava em seus barcos. O nosso barco tinham três quartos duplos com banheiro em cada um deles, mas fechamos um pacote apenas para o dia com bebidas. almoço e um lanche da tarde incluídos e o cardápio era totalmente local: peixe frito, os currys da terra, sucos frescos e de lanche uma banana frita com algumas sementes que eram similares ao anis, mas não sei te confirmar se era mesmo. Estava tudo delicioso e a vista melhor ainda.

kerala-8
Que tal a vista para um relaxante passeio?

Kochi ou Cochin

É a maior cidade do sudoesta da Índia e foi a escolhida para fazermos compras do que necessitávamos para irmos ao casamento. A cidade também é um dos locais que mais se recebe turistas que vem para Índia, depois de Goa.

kerala-1
Nas ruas de Kochi

Kochi  também é a cidade que mais se assemelha com a nossa história, pois também foi “descoberta” por Pedro Álvares Cabral, que foi o primeiro navegador europeu a pisar na índia no ano de 1500. E Vasco da Gama é um dos navegadores que teve seu primeiro túmulo da cidade, na igreja de São Francisco, antes de ser transferido para o Mosteiro de São Jerônimo na capital portuguesa, Lisboa. Após o reinado português, o local passou a ser controlado pelo império germânico que 1814 assinou um tratado com o Reino Unido e cedeu o território aos britânicos em troca de uma outra terra. Sendo assim, é possível ver muitas diferentes influências da Europa nesta cidade e uma gama de religiões como o cristianismo e o judaísmo, além das indianas.

kerala-2
Igreja de São Francisco, onde foi o primeiro túmulo de Vasco da Gama

I

kerala-7
As redes dos pescadores formando o cartão postal de Kochi

Varkala

Esta cidade costeira faz parte do distrito de Trivandrum e é a única cidade costeira que conta com penhascos que são banhados pelo mar arábico, que é uma parte do oceano Índico entre a península arábica e a Índia. Os penhascos (cliffs) da praia de Varkala é uma formação geológica bem peculiar, visto que todo o restante de Varkala é plano.

kerala-4
Os penhascos da praia de Varkala – Varkala cliffs

A praia em si não estava boa para banho, pois o mar estava puxando um bocado, mas a vista dos penhascos é simplesmente fantástica, assim como a vista de cima. Logo acima tem um conjunto de lojas e restaurantes com vista para o mar, e com um pôr do sol de deixar qualquer um de queixo caído. Um peixe fresco, o sol se ponto, um clima agradável.

kerala-5
Uma das propriedades em nosso caminho para os penhascos
kerala-6
Que tal o pôr do sol?

Nada a me queixar e afirmo que Varkala foi meu lugar favorito enquanto na Índia. Falta muito a conhecer no país, mas acho que este será o lugar que irei mais gostar.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

21 comentários sobre “Sul da Índia – Kerala

  1. Viagem longa hein! Deve ser muito interessante visitar um país com tantas peculiaridades como a Índia. Sempre vejo pessoas dizendo que antes de ir o melhor é ler bastante a respeito para conseguir ter as melhores experiências e não ter surpresas desagradáveis. Legal saber que Kochi também foi descoberta por Pedro Álvares Cabral.

    Curtir

    1. Ahhhh vou te falar que você pode ler muito e chegar lá ainda vai ser uma surpresa. Nós temos amigos que são de Kerala e mesmo assim foi surpresa atrás de surpresa. O que vale muito é pesquisar restaurantes e ter sua listinha na manga, pois o padrão e limpeza da Índia deixa um pouco a desejar. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s