Brasília, a capital

E quase que de trás para frente escrevo sobre o primeiro ponto da viagem.

Chegamos ao Brasil pela capital Brasília. Sinceramente, ela entrou em nosso roteiro pois queríamos ir a Chapada dos Veadeiros, e esta cidade era a que tinha o aeroporto mais próximo de Goiás e que fizesse voo internacional e como estávamos de guia turístico de gringo, por que não? Eu não conhecia a capital ainda, então nada melhor do que resolver dois coelhos com uma cajadada só.

E eis que chegamos em Brasília. Ah, o calor brasileiro!!!


Brasília é a terceira capital formal do Brasil (vindo depois de Salvador e Rio de Janeiro) e foi inaugurada em 21 de Abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A cidade foi um projeto de algumas mãos famosas como Lucio Costa e Oscar Niemeyer que desenvolveram a cidade para aproveitar o rio que a cortava e acabou dividindo a cidade por setores (hoteleiros, embaixadas, bancário, residencial, etc).

Uma curiosidade sobre a cidade é que as cidades satélites não são municípios da capital, mas outras regiões administrativas.

Você sabia que a capital não é um estado e nem município? É isto mesmo, o Distrito Federal é uma pessoa jurídica. E conta com áreas urbanas com a maior renda per capita do Brasil, uma das maiores comunidades carentes do país  e é  o berço das desigualdades sociais. A cidade foi tombada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O que fazer em Brasília?

Eu sei que andei bastante!!! E debaixo de um sol desértico de 30 graus em pleno outono. A cidade que deu fama ao Legião Urbana tem muito o que fazer para quem tem o mínimo interesse de conhecer a capital. Ela é diferente de todas as capitais que eu já havia conhecido, mas vale lembrar que ela foi construída com este intuito e não foi crescendo de forma tão orgânica como outras cidades.

Alguns lugares para se conhecer em Brasília e algumas fotos tiradas quando lá estivemos.

Praça dos três poderes,Escultura os Candangos, Planalto Central, Ponte Juscelino Kubitschek – Lago Paranoá, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Catedral de Brasília, Congresso Nacional, Memorial JK, Esplanada dos Ministérios, Torre de TV,  Pontão do Lago Sul.



Impressões pessoais: Brasília deve ser uma cidade ótima para se morar, pois tem ótimas atividades, casas de show, restaurantes, etc. Porém, para fazer turismo é aquilo né. Mas sempre vale a pena conhecer um local a mais, ainda mais sendo a capital do seu país.

Quer ver mais fotos? Siga no Instagram e no Facebook.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s