Torre de Londres – Passeando por Londres

Quem nunca ouvir falar na tão conhecida Tower of London (Torre de Londres)? Vale lembrar que Tower Bridge e Tower of London são duas coisas diferentes, hein? A primeira é a ponte azul, com duas torres e que se levanta, enquanto a segunda é o pequeno palácio/prisão que fica bem próximo e ambas no Rio Tâmisa.

Primeira vista da Tower of London. Foto por Rafael Alba

A Tower of London –  irei utilizar o nome em inglês – é uma linda construção histórica com vista para o rio Tâmisa que foi construída por volta de 1066. Foi muito utilizada como palácio real e também como prisão, se revezando nos mais diversos períodos da história da Inglaterra. Já foi depósito de armas, de prisioneiro, já abrigou famílias reais, presos políticos e até rainhas foram decapitadas em seu interior. É muita história!

Tower Bridge. Foto por Rafael Alba
Durante as grandes guerras e os períodos de conflitos também foi utilizada como prisão, devido sua posição estratégica. Atualmente é um dos pontos turísticos mais famosos da capital, e faz por onde manter sua fama. 

Tower of London e Tower Bridge juntas por Rafael Alba

Localização:

Endereço: London EC3N 4AB

A estação de metrô mais próxima é a Tower Hill.

Valor da entrada: £25 (consultado em maio/15)

O que visitar?

Simplesmente tudo! Gente, este lugar é fantástico e mereceu um post só para ele.

Mas vamos tentar dividir o passeio:

Primeiramente, existem dois tipos de visitação, a guiada e a por conta própria. Nós fizemos a visita guiada por um beefeater, um Yeoman warden tour – um dos guardas do castelo -, que vai remontando a história aos nossos olhos.

Entrada da torre e onde as pessoas se concentram para iniciar o tour guiado. Foto de arquivo pessoal

O tour inicia a cada 30 minutos e a concentração de pessoas é logo na entrada da torre.

Curiosidade: o apelido beefeater surgiu devido a posição que a guarda tinha e os privilégios com os monarcas, sendo assim podiam comer carne à vontade.

O que ver?

White Tower

White Tower, que pode ser considerada a própria torre de Londres. Nela ficaram reis plantagenetas, yorkistas, Lancasters e muitas dinastias. Tiveram rainhas coroadas nesta torre e monarcas assassinados e tudo em nome do rei. O que nos faz refletir o conceito de justiça, de verdade, ai gente, é muita coisa para aprender.

Coleção de armaduras

Que tal ver uma grande coleção de armaduras? Eu, particularmente, amo a parte da história da família Tudor e é muito legal ver armadura que conta a história de um dos mais famosos monarcas desta era. Sim, gente, Henrique VIII – aquele que casou seis vezes e era conhecido por suas amantes e habilidades no cavalo -, também cresceu para todos os lados. 

As Joias da coroa

Por que não? Um dos maiores símbolos da riqueza e ostentação da monarquia britânica. Passa lá para ver de perto e contar as pedras preciosas.

Guardando as jóias. Foto do acervo pessoal

Claro que o passeio não pode deixar de lado seus jardins e por onde um dia foi parte das residências reais. Sem esquecer de visitar onde a famosa rainha Ana Bolena foi presa e decapitada e onde nasceu a expressão “Send them to the tower”, para mandar importantes acusados para a prisão.

Traitor’s gate. Foto de arquivo pessoal
Bloody Tower. Foto de arquivo pessoal

Outra coisa que deve ser muito legal de se presenciar é a cerimônia de trancamento do palácio, conhecida como Ceremony of the keys, que acontece TODOS OS DIAS. Esta cerimônia mostra o ritual e a importância de trancar o lugar, pois afinal de contas, as joias da coroa estão lá, né?

A cerimônia acontece as 21:30 da noite e para testemunhar o evento é necessário reservar com antecedência, MUITA antecedência. 

Os corvos

Na Inglaterra, em geral, é bem fácil encontrar corvos. Porém, aqui eles são alimentados e cuidados, pois reza a lenda se um dos seis corvos residentes do castelo deixarem a fortaleza, junto irá o poder da monarquia.


Muitas áreas da Torre não podem ser fotografadas, mas afirmo e reafirmo que este ligar vale a visita. 

O site oficial tem bastante informações e histórias sobre a torre e dá para programar uma visitinha, né?

E você? O que mais gostou na Torre?

Anúncios

2 comentários sobre “Torre de Londres – Passeando por Londres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s