Requerendo a nacionalidade britânica

O texto de hoje é de uma amiga, a Claudia do blog Rio tea times, e ela conta como foi a experiência dela tirando a sua dupla nacionalidade. A Claudia é casada com um inglês e na data que ela casou, o tempo necessário para o requerimento eram 3 anos, e atualmente esta data aumentou para cinco anos casada e residindo na terra da rainha para requerer. 


Vamos ler um pouco da experiência dela?



“Vejo muitos posts sobre Cidadania Britânica e procuro nao comentar porque cada caso é um caso. Obtive minha cidadania britânica por casamento pois meu marido é inglês.

As regras do Home Office estão sempre mudando e esse ano nao foi diferente. Em abril de 2015 houveram várias mudanças quanto a valores, requisitos, tempo de moradia etc.

O que relato aqui é somente baseado na minha experiência, mas espero que algumas dicas possam ser úteis a mais pessoas.

Bom, meu passo a passo desde quando resolvi sair do Brasil foi:


Abril de 2011
– Apliquei para o visto de noiva (na época era chamado assim). Apliquei no Rio de Janeiro, em um escritório de uma empresa que era terceirizada do consulado. Apliquei pessoalmente, levando comigo um dossiê (sim, um dossiê pois nele haviam todos os documentos da minha vida, traduzidos e tambem todas as evidências de que eu estava em um relacionamento verdadeiro – cartões, e-mails trocados, passagens aereas, fotos, you name it).


Tempo de Espera
: em um mês recebi um telefonema do consulado Britânico no Rio (em inglês, claro) confirmando o meu visto. Fui buscar meu passaporte com o visto no final de Maio de 2011.

Julho de 2011
cheguei no Reino Unido (meu visto contava de 15 de julho a 15 de janeiro). O Visto de noiva so me dava 6 meses para casar e não podia trabalhar, nem voluntariado (eu liguei e me informei).


Janeiro de 2012
– Casamos no dia 7 (meu marido é da marinha mercante e viaja muito, não conseguimos uma data anterior a essa). Como meu visto estava para vencer, resolvemos aplicar pessoalmente (decisão em 24 horas) para eu poder logo ter permissão para trabalhar.


Janeiro de 2012
– Fomos ao escritório do Home Office em Sheffield (sim, não tivemos lua de mel) e meu marido e eu fomos entrevistados juntos, embora nossas perguntas fossem diferentes. Visto concedido. Uma semana depois meu Further Leave to Remain chegou (cartão) com validade de 2 anos.

Setembro de 2013 – Já sabendo que para o visto de permanência (Settlement ou Indefinite Leave to Remain) eu precisaria passar no teste Life in the UK (na época custou £50) eu agendei, comprei um livrinho com CD-ROM e mock tests, fiz e passei (recomendo o livrinho com os mock tests).

Janeiro de 2014 – Aplicamos para o Indefinite Leave to Remain (ILR) pelos correios (pois nao queríamos pagar mais caro e também não tínhamos pressa). O chato é que eles ficaram com o meu passaporte – o do meu marido bastou cópia. No site do UKBA eles dão o prazo maximo de 6 meses para te darem um retorno e no meu caso, o meu demorou exatamente 6 meses. Ufa!

Uma vez de posse do ILR, voce é residente e não precisa fazer mais nada – além de renová-lo a cada 10 anos – se você não quiser.

Como nos casamos antes de junho/julho de 2012, pela lei eu poderia requerer a cidadania após 3 anos de casada e foi o que fiz.

Requeri a cidadania em Abril de 2015. Apliquei pessoalmente utilizando o NCS (Nationality Checking Service, o que também  recomendo, £80 no meu caso) onde eles verificam todo o seu formulário e documentação e enviam ao Home Office para você. Isso foi em meados de abril.

Tempo de Espera: 5 meses cravados!

Setembro de 2015 – recebi uma carta do Home Office dizendo que minha nacionalidade havia sido aprovada e que minha cerimônia seria em outubro. (Confiram algumas fotos).

img_1500img_1497img_1498-2

Agora meu proximo passo é fazer o passaporte Britânico que, por ser a primeira vez, pode demorar ate 6 semanas para ficar pronto. Não vou fazer agora, pois depois de todo esse processo vamos tirar umas merecidas férias e quando voltar, o passaporte será a primeira coisa que eu vou fazer!”

Espero que este post lindo ajude a quem está em vias de tirar a dupla nacionalidade, seja por casamento ou tempo de residência.

Anúncios

2 comentários sobre “Requerendo a nacionalidade britânica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s