Dia Internacional da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher!!

Este dia é marcado pela luta por direito das mulheres, um dia para lembrar que as mulheres precisam brigar para ter espaço no mercado de trabalho, que precisam brigar para ter direito ao voto, igualdade de direitos e muito mais. E ainda estamos lutando por tudo isso e cada vez que leio notícias sobre mulheres, vejo o quanto ainda precisamos do feminismo e torço para que um dia não precisamos de um dia para mulheres, pois seremos todos iguais.

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade (Fonte: Wikipedia).

No último sábado, em Londres, aconteceu o II Encontro de Brasileiras pelo Mundo, organizado pelo Blog que sou colunista mensal. Este encontro foi muito legal por ver mulheres dos mais diversos passados e vivências tendo que se reinventar após imigrar para um novo país. Muitas histórias diversas, mudanças de carreiras, luta para se manter na sua própria carreira e escolha, reinventar como se enxerga, como o mundo te enxerga, encarar mudança de país, de cultura, de entendimento de mundo, e até de código de escrita.

Todo esse dia foi inundado por muita história, muito aprendizado, muita alegria de ver como somos capazes de nos reinventar, como somos fortes e como o mundo ainda precisa mudar para sermos o que somos. Não por nós, mulheres, mas para termos cada vez mais igualdade de direitos. Ser mulher em uma sociedade machista é complexo, ser mulher e imigrante tem que ter muito jogo de cintura.

Este encontro foi um dia de muita troca, que merece ser celebrado. Um dia de conhecer pessoalmente muitas mulheres inspiradoras que fazem parte da minha vida virtual, que lutam todos os dias para serem reconhecidas como mulheres, para terem os mesmos direitos, que se inventam e reinventam todos os dias para fazer o mundo um lugar melhor para si mesma, para sua família, para os que as cercam. Muitas histórias que por mais diferente que tenha sido o passado de cada um, se entrelaçam.

Nós
Mulheres, Brasileiras e espalhadas pelo mundo. Na Espanha, na Islândia, Na Escócia, Na Inglaterra e na China.

II encontro BPM
II Encontro de Brasileiras pelo Mundo
Feliz dia Internacional por direitos iguais das mulheres!

Feliz dia para nós, mulheres!

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s