Tradições Britânicas para o Ano Novo

Cada povo tem sua cultura e forma de celebrar a chegada do novo ano e isso não é segredo para ninguém. Quem mora no hemisfério sul e tem oportunidade passa na praia. Cariocas pulam ondinhas para boa sorte. Espanhóis comem uvas ao som das badaladas da meia noite. Cada um na sua. Mas, e os Ingleses?

Este será meu segundo reveillon na terra da rainha e ano passado passamos em uma festa no barco no rio Tâmisa. Foi fantástico e super recomendo! Fogos de artifícios e muita energia boa junto com a contagem regressiva, sem esquecer que ouvir as badaladas de um dos sinos mais famosos do mundo ao iniciar um novo ano deve ser um bom sinal, né?! Hehehe

A celebração de muitos britânicos inicia no dia 31 do ano anterior e os fogos de artifício tem se tornado mais frequentes com o decorrer dos anos, pois antes eram reservados para a noite da fogueira (em novembro). A festa de reveillon de Londres e Edimburgo são as mais famosas do Reino por seus fogos imponentes, sendo a festa escocesa dizem ser a mais animada e conhecida mundialmente.

 

Reveillon em Londres. Foto acervo pessoal
  
Reveillon em Manchester. Foto tirada por Maurício Ferreira
 Os cartões também são muito queridos nessa época do ano. Os britânicos gostam de enviar positividade em forma de cartão para as pessoas queridas. Tirando o gasto de papel que vai para o lixo, acho uma tradição fofa. Deixo para um outro post para falar sobre a loucura por cartões desse povo. Além dos cartões, os queridos podem vir a ganhar flores, chocolates, bolos ou velas, o céu é o limite da imaginação para presentear os seus.

A celebração oficial ocorre no primeiro dia do ano, dia 01 de Janeiro, o primeiro dia do calendário Georgiano. Essas celebrações tendem a ser positivas e alegres, pois o povo acredita que começar o ano com positivismo ajuda a manter a esperança de um bom ano. 

Mesmo com toda essa positividade tomando conta do Reino, cada país tem sua particularidade. 

Na Inglaterra, existe uma tradição de abrir a porta dos fundos após a última badalada, para liberar o ano que passou e deixar espaço para um amo novinho em folha. Então, uma pessoa morena (cabelos pretos) é convidada a entrar pela porta da frente portando sal, carvão e pão, significando abundância de comida, dinheiro e calor -lembre que a ilha é fria. Loiros e ruivos não são bem vindos nesse ritual, por acreditar trazer má sorte.

A Escócia também acompanha esse ritual de entrar com carvão, pão e sal, mas acreditam que deva ser feito por um estranho e de cabelos pretos, chamam de first footing (a primeira entrada).

O País de Gales corrobora com a tradição, mas também tem sua particularidade. A mulher é super bem vinda como a primeira a entrar na casa, porém um homem abrir a porta é má sorte e ser for ruivo piora.

Se acredita que todas as contas devem estar pagas antes da virada do ano, para atrair boas energias para o ano vindouro.

Na Escócia e País de Gales, as crianças saem pelas ruas no primeiro dia do ano. Após gastarem seus talentos em corais, recebem biscoitos, maças, tortas em agradecimento por cantarem.

Na Escócia o ano novo é conhecido como Hogmanay, que é derivado do nome de um bolo distribuído na véspera do reveillon. No País de Gales, além do inglês existe o galês como língua presente e a véspera de ano novo também é conhecida como Nos Galan, e o dia primeiro como Dydd Galan.

Para conhecer um pouco das tradições locais dos condados pelo Reino Unido clica AQUI.

E você? Tem alguma tradição familiar ou regional onde você mora? Conta pra gente, vamos adorar saber!! 

Referências em inglês:

British New Year

British Culture

New year celebrations in the UK

Anúncios

6 comentários sobre “Tradições Britânicas para o Ano Novo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s