Cada povo tem sua cultura e forma de celebrar a chegada do novo ano e isso não é segredo para ninguém. Quem mora no hemisfério sul e tem oportunidade passa na praia. Cariocas pulam ondinhas para boa sorte. Espanhóis comem uvas ao som das badaladas da meia noite. Cada um na sua. Mas, e os Ingleses?
Este será meu segundo reveillon na terra da rainha e ano passado passamos em uma festa no barco no rio Tâmisa. Foi fantástico e super recomendo! Fogos de artifícios e muita energia boa junto com a contagem regressiva, sem esquecer que ouvir as badaladas de um dos sinos mais famosos do mundo ao iniciar um novo ano deve ser um bom sinal, né?! Hehehe
A celebração de muitos britânicos inicia no dia 31 do ano anterior e os fogos de artifício tem se tornado mais frequentes com o decorrer dos anos, pois antes eram reservados para a noite da fogueira (em novembro). A festa de reveillon de Londres e Edimburgo são as mais famosas do Reino por seus fogos imponentes, sendo a festa escocesa dizem ser a mais animada e conhecida mundialmente.
A celebração oficial ocorre no primeiro dia do ano, dia 01 de Janeiro, o primeiro dia do calendário Georgiano. Essas celebrações tendem a ser positivas e alegres, pois o povo acredita que começar o ano com positivismo ajuda a manter a esperança de um bom ano.
Mesmo com toda essa positividade tomando conta do Reino, cada país tem sua particularidade.
Na Inglaterra, existe uma tradição de abrir a porta dos fundos após a última badalada, para liberar o ano que passou e deixar espaço para um amo novinho em folha. Então, uma pessoa morena (cabelos pretos) é convidada a entrar pela porta da frente portando sal, carvão e pão, significando abundância de comida, dinheiro e calor -lembre que a ilha é fria. Loiros e ruivos não são bem vindos nesse ritual, por acreditar trazer má sorte.
A Escócia também acompanha esse ritual de entrar com carvão, pão e sal, mas acreditam que deva ser feito por um estranho e de cabelos pretos, chamam de first footing (a primeira entrada).
O País de Gales corrobora com a tradição, mas também tem sua particularidade. A mulher é super bem vinda como a primeira a entrar na casa, porém um homem abrir a porta é má sorte e ser for ruivo piora.
Se acredita que todas as contas devem estar pagas antes da virada do ano, para atrair boas energias para o ano vindouro.
Na Escócia e País de Gales, as crianças saem pelas ruas no primeiro dia do ano. Após gastarem seus talentos em corais, recebem biscoitos, maças, tortas em agradecimento por cantarem.
Na Escócia o ano novo é conhecido como Hogmanay, que é derivado do nome de um bolo distribuído na véspera do reveillon. No País de Gales, além do inglês existe o galês como língua presente e a véspera de ano novo também é conhecida como Nos Galan, e o dia primeiro como Dydd Galan.
Para conhecer um pouco das tradições locais dos condados pelo Reino Unido clica AQUI.
E você? Tem alguma tradição familiar ou regional onde você mora? Conta pra gente, vamos adorar saber!!
❤
Referências em inglês:
Muito bom, não sabia dessa particularidade da Inglaterra sobre a “morena” hehe..amei o post!
Happy New Year 😙😙
CurtirCurtido por 1 pessoa
Diferente, né?!
E o ‘preconceito’ com o ruivo? Hehe sendo que na Escócia é cheio de ruivos hehehe
Beijo
Ju
😘😘
CurtirCurtir
Muito bom! Vc me ajudou em um trabalho de Inglês e também é muito intereçante!
CurtirCurtir
Ahhh fico feliz de ter ajudado! Volte sempre 🙂
CurtirCurtir