Christmas crackers: Uma tradição natalina

Aproveitando que ainda não chegou o Boxing Day para fechar o natal, irei falar de uma tradição natalina aqui no Reino Unido: Christmas crackers.

O que são?

São rolinhos de papelão enrolados com papéis brilhantes e coloridos em formato de bombom. Os crackers são parte da tradição natalina no Reino Unido, Irlanda e países do commomwealth (em português: comunidade das nações, composta por 53 países membros). A incorporação desses bombons na tradição é datada no final dos 1840’s.

Essa invenção foi parte de uma jogada de marketing de Tom Smith em 1847, que queria inovar e aumentar a venda de seus doces que eram embrulhados como bombons. A primeira tentativa foi de vir, junto com os doces, mensagens de amor (como os biscoitos da fortuna).

Os crackers podem já ser comprados embrulhados e em suas mais diversas cores, mas também é uma ótima oportunidade para liberar sua criança interior e/ou utilizar como atividades para crianças no mês do advento.

 

Nossos crackers
 
O nome desse enroladinho se dá pelo barulho feito quando se estoura. E nem sempre foi chamado assim. Seu nome veio a partir do momento que seu criador ouviu o barulho de estouro em sua lareira e com isso resolveu aderir o mecanismo à embalagem, que com isso teve que aumentar de tamanho.

Como se brinca?

Sentados na mesa (tipicamente a mesa da ceia natalina ou da festa de confraternização de final de ano) cada um ficará com um lado do tubo, mas com as mãos cruzadas, pois não pode ser tão fácil assim. Fazendo um círculo com os participantes. E BAM! puxa e vê o que tem dentro.

 

Brincando com o cracker. Estouramos vários hehehe
 
Normalmente, os crackers contém um brinquedo de até £1, uma piada e uma coroa de papel. As coroas são usadas durante a refeição e a tradição de utilizar chapéus, como esse, acredita-se datar da época da ocupação romana na ilha.   

  

Com nossas coroas antes da ceia de Natal
 
Só no natal?

Os crackers, apesar de serem parte da tradição natalina, também podem fazer parte de diversos eventos. Atualmente, existem designers confeccionando crackers para enfeitar eventos de famosos. Foram criados crackers para os heróis da guerra, Charles Chaplin, A coroação e até para a inauguração do Canal da Mancha.

A fabricação dos crackers para a família real britânica ainda é feita por Tom Smith (que hoje conta com a supervisão de seus três filhos). Atualmente, é possível encontrar uma fonte erguida por Walter Smith, em Londres, em homenagem ao criador do grande cracker britânico.

Let’s cracker! 

Referências:

História dos Crackers (em inglês)
História de Tom Smith Crackers (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s