Quando pensamos em viajar tem sempre milhões de detalhes para acertar antes de ter aquela foto na praia, na neve, no campo ou em qualquer lugar que seja seu destino. São sempre tantos detalhes que algumas vezes podemos deixar passar algo desapercebido.
Farei uma lista de como nos organizamos, além de sites e aplicativos que usamos quando estamos planejando uma viagem e depois viajando.

Antes de iniciar essa idéia de viajar lembre-se de verificar se sua identidade e/ou passaporte estão em dia. Sem eles, você não passa nem da porta do aerporto, rodoviária ou do porto. Pode tentar ir a pé, mas em algum momento terá uma fronteira pedindo sua documentação em dia.
Lembrar que o passaporte precisa ter no mínimo 6 meses de validade, pois é regra de muitos países.
Planejamento
Destino
Nós usamos o site Skyscanner para procurar passagens que caibam em nossos bolsos. Depois do destino ter sido escolhido, seja por sonho de conhecer o lugar ou por passagem barata, vamos ao site da companhia aérea para comprar a passagem. Esse site também tem aplicativo e já fica na pasta viagens dos nossos celulares para ser acessado com frequência.
Tente comprar as passagens com pelo menos 6 meses de antecedência, e fique sempre de olho nas promoções. O site do Melhores Destinos sempre nos mantém atualizados das promoções ou erros das companhias, sempre rola uma boa barganha.
Escolhido o lugar, já sabe o que tem para fazer na cidade, usamos o google maps para marcar os lugares que desejamos visitar naquela cidade.
Hospedagem
Normalmente fazemos a busca no Booking.com, que também conta com aplicativo para facilitar sua vida. Além do site do Booking, podemos achar pelo Tripadvisor, Hostel World, entre outros. (Aceitamos sugestões, caso conheça outra fonte de pesquisa). Todos esses sites tem aplicativos e são consultados pafa fechar o melhor preço para a viagem.
Se o interesse é um apartamento ou algo mais informal que um hotel e com mais privacidade que um albergue, existe a possibilidade de alugar apartamentos ou quartos através do Airbnb. Lembre-se de SEMPRE ver as recomendações e revisões dos que fizeram antes de fechar uma estada e não acabar em uma cilada.
Nós nunca usamos, mas também existe a possibilidade de Couchsurfing. Particularmente, não combina conosco, mas é uma filosofia de viagem bem interessante. Novamente: Confira as recomendações para não se meter em encrenca.
Atrações
Algumas atrações necessitam que reserve com antecedência, como o Stonehenge, o Museu do Vaticano, a Casa de Anne Frank e muitas outras. Doe um pouco do seu tempo de planejamento para fazer essa pesquisa e fazer essas reservas. Assim, você não irar perder uma atração legal e ainda pode ganhar tempo não ficando em filas. Vale a pena conferir e fazer a reserva!!!
Restaurantes
Você pode ir na sorte, pode pesquisar seus arredores e escolher restaurantes previamente e pode fazer reservas naquela super indicação de um amigo ou revista. Pela minha experiência na Inglaterra e alguns países da Europa, vale a pena ligar ou mandar email para reservar aquele restaurante que você quer experimentar e não perder tempo em filas ou deixar de conhecer por estar todo reservado, pois esse é um hábito por aqui.
Compras
Anote o endereço daquelas lojas que você quer ir, ficará mais fácil para colocá-las no google maps e encaixar no roteiro da cidade.
Então:
Documentos – Destino (o que fazer?) – Passagem – Hotel – Restaurante – Compras
Tudo quase pronto para embarcar.
Nós temos o hábito de imprimir as reservas e levar em uma pasta, mas hoje em dia também dá para armazenar tudo no celular. O check in do avião já não precisa ser em papel, pode ser na telinha e confesso, ainda estou me acostumando e tentando me adaptar a essa modernidade.
Mas, existem aplicativos que podem facilitar a sua vida. Hoje tem aplicativo para tudo, né?!
Lista de aplicativos
Been – Para manter registrado os países que visitou
National Express – Viajar de ônibus pelo Reino Unido
Megabus – Ônibus pela Europa continental
Trainline – Trens pelo Reino Unido
Air France/KLM ou qualquer empresa de viagem– Passagens e manter o check in sempre em mãos. E não precisa estar conectado se estiver conectado ao seu calendário no telefone.
Skyscanner – buscar passagem pelo mundo.
Tripadvisor – busca de passagem, hotel, locais para visitar, referências.
Booking / HostelWorld / Airbnb / Couchsurfing – Para acomodações
Espero ter ajudado 🙂
Se souberem de algum aplicativo ou site, deixem um recadinho. Vamos adorar experimentar!
Juliana ❤
Eu sou viciada no Tripomatic, para montar o roteiro diário da viagem…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Indo fuxicar o que é agora, pq normalmente sou a rainha das notas no celular pra ter um roteiro 🙂
Obrigada 😘
CurtirCurtido por 1 pessoa
Juliana, vicê já conhece o Tripomatic? É um aplicativo maravilhoso para montar o roteiro diário do que fazer. Além de servir de mapa na hora da viagem, já que também funciona offline. Sou viciada nele…
CurtirCurtir
Já fiz o download do app e já coloquei na pastinha. Amei a ajuda dele para montar um roteiro, vamos ver como vai funcionar o mapa dele na viagem de fevereiro, mas acho que vou amar, hein 🙂
=***
CurtirCurtir
Você vai adorar… Já usei esse aplicativo em várias viagens e em todas funcionaram super bem!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa