EEA family permit – Reino Unido

Vou começar esse post falando um pouco sobre quem sou eu!

Eu sou Juliana, Brasileira, Carioca e expatriada na Inglaterra desde 2014. Sou casada com um duplo cidadão português.

No ano de 2014 surgiu uma oportunidade do meu marido, que também faz parte desse blog, vir trabalhar na Inglaterra. Ele é Engenheiro Eletricista e existe falta dessa profissão na ilha. E assim recebemos a proposta para essa mudança radical de vida.

Mudar de país não é super fácil. Não é simplesmente arrumar as malas e partir. Tínhamos uma casa, um carro, empregos, amigos e família. Tudo foi deixado para trás, menos a família e os amigos queridos ❤

Existiram muitos detalhes no decorrer dessa mudança, que não entrarei no mérito da questão por aqui, pois não vale a pena 🙂 O principal a ser comentado é o visto de residência, o EEA family permit. O Reino Unido é bem peculiar em dar a residência, um pouco diferente dos outros países da União Européia, pelo que li e soube por amigos que pela Europa vivem. Pensei em escrever esse post para ajudar pessoas que passam e passarão pela mesma experiência que passei e não custa dividir e facilitar a vida das pessoas 🙂

Existem duas formas de se conseguir o visto de residência, entrando como turista e pedindo a residência junto com o seu familiar europeu, o que poderá gerar muitas perguntas e muita indisposição quando passar pela imigração, ou dando início no processo pelo país de origem, no meu caso, o Brasil.

Vou começar como foi o processo, que contou com a ajuda dos primos do meu marido que já estavam morando na Inglaterra, muita leitura e bastante paciência para não fazer nada errado e o processo correr certo. Não utilizamos nenhum tipo de advogado na área de imigração, foi tudo feito por nossa conta, o site do Home Office é bem explicadinho, você só precisa entender bem o inglês.

  • Fizemos o nosso cadastro no site Visa4uk e após log in com nossa conta, começamos a preencher o formulário gerado pelo site.
  • Preenchemos todo o formulário. Preste muita atenção neste momento, pois pode ser um pouco confuso e seja sempre muito sincero!!!!!
  • E no decorrer do formulário fomos juntamos a documentação pedida (o formulário impresso, TODOS os meus passaportes, inclusive os fora da validade, 2 fotos no tamanho determinado pelo site, todos os passaportes do meu marido [português e brasileiro], o cartão cidadão do europeu, carta escrita e assinada pelo cidadão europeu sobre o que iríamos fazer, o contrato de trabalho inglês do cidadão europeu, reserva de hotel, extrato bancário, comprovante de posses e de sustento na ilha e fotos do nosso relacionamento, provando que é uma união real, certidão de casamento original e com tradução juramentada. Também enviamos meus diplomas e históricos traduzidos, para deixar claro que tenho uma profissão e não tenho intenção de pedir benefícios.

Fomos bem sinceros no tempo de estadia, que estávamos nos mudando sem prazo para voltar, pois meu marido estava com um contrato de uma empresa bem reconhecida em todo o Reino Unido. Algumas pessoas enviam emails com possíveis empregadores e colocam prazo de 6 meses e caso não desse certo voltariam ao país de origem. Esse não era o nosso caso, então resolvemos não mentir e nem omitir nada!!!

Enviamos o formulário e juntamos a pilha de papéis e agendamos uma visita ao escritório para a requisição do visto. Depois de toda a papelada envelopada, conseguimos marcar a data para leva-las para dois dias depois. Foi super prático, mas já soube que estão levando um pouco mais de tempo e sei também que dei sorte por morar numa cidade grande como o Rio de Janeiro e que conta com o escritório do visto.

Então, lá fui eu levar todas as documentações. Tinha tudo em original e cópia, entreguei tudo ao encarregado e ele foi dando um check em tudo que eu havia trazido. Eu deixei todos os meus documentos originais e as cópias do meu marido (assim fui orientada, mas o que se pede são todos os originais), o rapaz foi super simpático, verificou os documentos e foi conversando comigo enquanto isso sobre o que iríamos fazer na Inglaterra. Tudo entregue!! E fui esperar para a biometria. Eles tiram sua foto, suas digitais que serão utilizadas para o visto no seu passaporte.

Dica: Renove seu passaporte antes de enviar para o visto, meu passaporte só tinha um ano de validade e agora ando com dois passaportes quando tenho que viajar.

E tudo pronto!! Documentos enviados, biometria feita e agora era só esperar. O prazo é de 21 dias uteis e só nos restava esperar.

Recebi emails que eles estavam com minha documentação no dia seguinte (Enviei meus documentos em uma quinta feira), e na próxima terça já havia recebido outro email que tinham a resposta do meu visto, mas não disseram qual era e que tinha que esperar mais 2 dias uteis. Ou seja, todo o processo levou 1 semana até estar com meu visto no passaporte e feliz e contente! Ah, sem esquecer que eles devolvem TODOS os documentos pessoais que você tenha enviado. Guarde-os, pois irá precisar para aplicar para o visto de residência quando já estiver instalado na terra da rainha.

Motivo para tirar esse visto: A imigração não fará muitas perguntas, quando você chegar na ilha pode tirar o National Insurance number (é necessário para trabalhar), abrir conta no banco, e procurar emprego. Sem o visto, você só pode acompanhar o seu familiar europeu e ficar sentada no sofá 🙂

Esse visto tem a validade de 6 meses e é chamado de Entry Clearance, o que é o tempo necessário para se tirar o visto de residência com duração de 5 anos. O visto de residência só pode ser pedido no Reino Unido e necessita que o familiar europeu já esteja empregado ou tenha meios próprios de sustento, pois é necessário comprovar forma de sustento com contrato de trabalho, contra cheque e afins.

Espero que tenha podido ajudar e tirado dúvidas.

Qualquer ajuda que precisem, é só chamar!!! =)

arrumeiasmalaseparti@gmail.com

Juliana ❤

Anúncios

33 comentários sobre “EEA family permit – Reino Unido

  1. Oi,

    Caso o Europeu vá na frente. Minha esposa já conseguiu um trabalho lá e eu ainda não pedi demissão do meu aqui, não vamos conseguir ir juntos.
    Qual documento devo levar a mais para tirar o Visto Family Permit? Visto que não vou poder levar o Passaporte original dela.

    Agradeço desde já

    Lucas

    Curtir

    1. Pelo que li pode ser cópia certificada. Ela já estando no Reino Unido, pede para ir ao Solicitor fazer uma cópia certificada do passaporte dela. São como os cartórios do Brasil. Com ela te enviando essa documentação você consegue tirar seu visto do Brasil, pois é mais seguro sair com o visto de 6 meses.
      Espero ter ajudado,
      Abraços,
      Juliana

      Curtir

  2. Post super interessante! Eu sou cidadao europeu tb e nao sabia dos tramites do visa permit pra spouse…ate pq nao sou casado e nunca fui pesquisar. On the other hand achei super fácil tirar o NI number com o passaporte italiano…coisa de uma ligacao e uma vista e voilá, direito a trabalho.

    Curtir

    1. Olá, Nicole,

      O processo para quem não é casado no civil é similar, mas tem que comprovar alguns anos morando juntos. O site oficial do governo tem isso explicadinho.

      Dá uma olhadinha no link do site oficial.

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Beijos,

      Juliana

      Curtir

  3. Oi Juliana, boa tarde,muito bom o seu post, parabéns. Apliquei para o visto EEA permit semana passada, estamos aguardando a resposta do consulado. Vamos eu,dois filhos e marido com cidadania Italiana. Como estão os rumores sobre o plebiscito aí na Inglaterra? Tem alguma dica sobre cidade pequena, estamos olhando Oxford, o que acha? Se puder me adicionar no face, eu agradeço, quem sabe a gente não tem a oportunidade de se conhecer – Luciane Mozzer Guimaraes. Obrigada, grande abraço.

    Curtir

  4. Olá! Adorei o post, super esclarecedor pra quem assim como eu estou juntando a documentação para aplicar o EEA Family Permit. Meu marido tem cidadania italiana e está em Manchester, trabalhando e com residência fixa. Gostaria, se possível de tirar uma dúvida. O passaporte da minha filha ( que tem 2 anos e meio) vence em julho de 2017. Como eu disse estamos juntando a documentação pra aplicar o visto no mês que vem ( julho deste ano). Vc acha que eles irão implicar com o passaporte da minha filha, pq está pra vencer daqui há um ano? E outra, no passaporte dela consta meu nome de solteira, teria algum problema?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Bjs,
    Amanda Herdt

    Curtir

    1. Oi Amanda,

      Sobre o nome de solteira eu não sei lhe dizer, liga pro pessoal do visto, mas acho que não será um problema.
      Mas, você não prefere renovar e mudar o nome logo para facilitae sua vida?

      Quanto a validade não tem problema, o meu também tinha pouco mais de 1 ano quando eu solicitei o entry clearance.

      Beijinho e obrigada pelo comentário. 🙂

      Curtir

  5. Bom Dia, tudo bom?

    Minha namorada tem cidadania italiana, pretendemos ir p/ Londres em janeiro/2017 para trabalhar e estudar por 1 ano. Posso ir como dependente dela com a certidão de união estável? Preciso provar que moro com ela? Neste caso, poderei trabalhar e estudar por até 1 ano?

    Muito obrigado pela atenção!

    André

    Curtir

    1. Você pode ir com a certidão sim, mas é necessário entrar com o pedido do Entry Clearance.

      Esse visto (dura 6 meses) não é necessário, mas é uma precaução pois o residence card está levando quase 6 meses para chegar.

      Então è bom ter tudo certinho, né?

      Abraços,

      Juliana

      Curtir

  6. Bom Dia, tudo bom?

    Minha namorada tem cidadania italiana, pretendemos ir p/ Londres em janeiro/2017 para trabalhar e estudar por 1 ano. Posso ir como dependente dela com a certidão de união estável? Terei que provar que vivo com ela? Neste caso, poderei trabalhar e estudar por até 1 ano?

    Muito obrigado pela atenção!

    André

    Curtir

  7. Bom dia! Estou precisando de dicas, se alguém puder me ajudar. Já estou em Londres com o visto de EEA family permit e estou tendo dificuldades para abrir conta em banco. Se alguém já tiver aberto por aqui, me digam como fizeram e em qual banco. Obrigada.

    Curtir

  8. Ola Juliana
    Parabéns pela matéria, compartilhar experiencias facilita muito a vida dos novos imigrantes e torna o processo mais humano!!!
    Quero lhe perguntar se você precisou fazer a tradução juramentada da sua certidão de casamento em algum lugar recomendado pelo governo inglês?
    Lendo as perguntas dos colegas fiquei um pouco preocupado com relação aos documentos originais para a entrada no visto EEA family permit, pois a minha namorada esta morando na Inglaterra e vem final dessa semana para casarmos. Mas ela não pode ficar sem o passaporte europeu dela, e como você tinha dito ela pode ir no Solicitor pedir uma cópia certificada, meu medo é não ter o tempo suficiente essa semana para tirar a cópia e viajar.

    Abraços!

    Curtir

    1. Olá Wellington,

      Nós fizemos tradução juramentada no Brasil, com um tradutor certificado pela junta comercial e serviu para o visto aplicado no Brasil e no Reino Unido.

      Você vai precisar de sua certidão em inglês e dos documentos dela para dar entrada, tomara que ela consiga tirar cópias certificadas.

      Espero ter ajudado,

      Juliana.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Olá Juliana.
    Sou brasileira e meu marido tbm tem dupla cidadania. Mas diferentemente de vc eu é que tenho uma oferta de emprego e meu EEA family permit, mas meu marido ainda não. Mas para eu começar a trabalhar eu preciso do Insurance Number. Vc sabe se e como posso tirá-lo com o family permit?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá, Lenita!

      Até onde eu sei o europeu precisa estar exercendo o Treaty right (trabalhando, estudando, aposentado ou como auto suficiente) para você ter direito a viver e trabalhar aqui. Você já está no UK?

      Para tirar o insurance number você liga para o job centre e eles te indicam o que fazer, cada cidade faz de uma forma. O meu foi enviado por correios a documentação para preencher, em outros lugares o job centre marcou entrevista.

      Liga pro da sua área e vê como funciona.

      Espero ter ajudado,

      Juliana

      Curtir

  10. Oi tudo.bem? Estou passando pela mesma situacao agora. Hehehe
    Como vc dividiu os documentos? Me falaram que eles nao querem nada grampeado ou com clipes pq eles passam por uma scanner. Mas queria deixar tudo organizadinho sei la.
    Obrigada desde ja. Vamo que vamo hehehhe

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s