Cornwall – A Inglaterra além de Londres.

Todos com quem converso simplesmente relacionam Inglaterra e Londres. E sempre com a mesma desculpa…”Ah, é a capital”. Se você me apresentar alguém que relacione o Brasil à Brasília, ganha um doce. Sempre que contávamos que iríamos nos mudar para Inglaterra. “Ah…que legal, vão morar em Londres!” Gente, a Inglaterra é bem grande, viu?!

E com esse pensamento, vim aqui contar sobre um fim de semana prolongado maravilhoso em uma região da Inglaterra e não foi em Londres 🙂 Essa maravilhosa região se chama Cornwall (Existe a tradução para Cornualha, mas acho muito feio hehehe vou chamar de Cornwall.

Vou fazer um pequeno roteirinho dessa viagem que começou quando vi fotos do castelo de Tintagel e lendo sobre essas ruínas descobri estar diretamente relacionado as lendas do Rei Arthur. E como boa leitora de as Brumas de Avalon, tive que ir ver com meus próprios olhos a caverna de Merlin e as ruínas do castelo que pertenceu a  Uther Pendragon. Comecei a ver várias fotos da região e simplesmente apaixonei! E assim estava decidido que iríamos passar uns dias em Cornwall…

As passagens de trens podem sair meio caras quando se tem mais de uma pessoa indo, então uma boa dica é alugar um carro, caso você não possua um. A Inglaterra tem um sistema de mobilidade bom, mas os preços podem ser abusivos quando se trata de passagem de trem. Nós possuímos um carro, então assim começou nossa roadtrip.

Fomos dirigindo de Midlands até Tintagel, o que durou aproximadamente 4 horas, contando com o trânsito em algumas partes e paradas para o xixi. Saímos bem cedinho de casa para aproveitar bem o nosso dia. E quando chegamos na cidade já ficamos maravilhados. Esse vilarejo não tem nada além do turismo do castelo, mas é uma fofura. Toda construída em pedras, parecendo bem uma cidade medieval, desde a época do rei Arthur. 🙂

Tintagel é muito famosa também por ser o cenário de Tristão e Isolda, das guerras saxônicas, o lar do escritor da lenda do Rei Arthur. E reza a lenda, que o Conde da Cornualha comprou essas terras e construiu seu castelo para crescer perante a essas histórias de guerreiros tão valentes.

E simplesmente esse castelo não deixa nada a desejar. Dá para imaginar a história de Ygraine e Uther, em como Merlim fez o rei ficar com a aparência de Gorlois  para, assim, seduzir a mãe de Morgana e ter com ela o herdeiro das terras, Arthur. Simplesmente fantástico. Além de toda a lenda, esse castelo tem a vista mais fantástica que já vi pelas terras da rainha. O dia estava lindo, mais as montanhas, o mar, o encontro do sol. Fantástico!!!

tintagel 1 tintagel 3 tintagel 4 Tintagel tintagel2

E depois de tanta história e desse dia maravilhoso mergulhado nessa lenda, fomos para Newquay.

Newquay é uma cidade conhecida pelo surf. As praias são maravilhosas e bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. As montanhas dão um charme a mais e dividem os espaços em praias diferentes.

Ficamos em um hotel em frente a praia de Tolcarne, o que valeu cada centavo, pois acordar com essa vista maravilhosa e tomar café observando as ondas do mar é muito bom. Ainda mais quando se mora no meio da Inglaterra.

Newquay é uma cidade bem badalada, com muitas coisas acontecendo no verão. Despedidas de solteiros, festas em todas as boates, pessoas animadas nos bares e todos sentados do lado de fora, muitas lojas, restaurantes de todas as nacionalidades e não podemos esquecer: Sorveterias!!! Cornwall é famoso por seus sorvetes! E sim, é maravilhoso. Provem!!

E assim terminou nosso primeiro dia, que foi bem cansativo, com passeios no castelo, viagem de carro e uma volta por essa cidade costeira fofa.

O sábado começou ensolarado e com um vento característico da Inglaterra, então decidimos dar uma voltinha caminhando pelas praias próximas. O céu azul, se encontrando com o azul do mar e em contraste com o verde da grama deixa qualquer um boquiaberto. Esse cenário é maravilhoso! E assim tomamos ânimo para passear por essa região.

newquay 2newquay 1

Pegamos o carro e dirigimos até St. Ives por aproximadamente 45 minutos, pois li que é uma praia propícia para o banho e com ondas mais calmas. Sim, ela é tudo o que vemos nas fotos, um cenário de filme, com as ondas baixas, o sol estava colaborando e foi um dia fantástico. O centro da cidade é como de qualquer cidade costeira no verão, cheio de turistas! Máquinas fotográficas em todos os cantos querendo fotografar cada pedacinho lindo dessa paisagem e dessa estação que traz tanta vida e alegria ao Reino Unido. Eis que conhecemos St.Ives e passamos algumas horas até o sol resolver nos deixar. Horas bem aproveitadas, posso dizer.

st ives 1 st ives 2

Como sol resolveu nos deixar, resolvemos ir a outra praia para dar uma volta, e escolhemos uma entre as várias que estavam em nossa lista. E a escolhida foi Porthcurno beach. Confesso, não estava animada, não tinha sol, sou carioca e praia tem que ter sol. Ledo engano, o astro rei voltou com tudo assim que íamos nos aproximando do local. Essa praia é mais escondida, as setas te levam para um estacionamento com um quiosque de sorvete. Chega dar um medo!! hehe

Estacionamos, compramos um Cornish ice cream e fomos descer a trilha. Não gosto de trilhas quando estou usando havaianas, mas vamos lá! Coisa rápida, nem 10 minutos de caminhada e só uma ladeirinha abaixo. Que valeu! Que vista!!!! Chegamos na praia e ela era linda, fantástica e vale visita. Estou sendo muito repetitiva nos adjetivos, mas fiquei realmente bem encantada com essa região.

E eis Porthcurno:

porthcurno 1 porthcurno 2

Tem como não ficar apaixonada?? Não tem!!

Depois de dirigir para todas essas praias e passar um dia pegando um sol, era hora de voltar para Newquay para dormir e nos preparar para o dia seguinte. Os passeios valeram e saímos contentes, mesmo tendo dirigido aproximadamente 40 minutos para cada destino. De Porthcuno para Newquay, levamos aproximadamente 1 hora.

E voltamos, jantamos uma deliciosa caldeirada de peixe em um restaurante português e fomos dormir!! Dormir o sono dos justos =)

Acordamos cedo no dia seguinte, pois além de ter mais um dia de passeio, era o dia de voltar para casa. O marido queria visitar o castelo de Pendennis e lá fomos nós. Esse castelo, assim como de Tintagel, também faz parte da coletânea do English Heritage, então fomos lá conhecer um pouco mais da história britânica.

Esse castelo foi construído na Era Tudor e foi usado como defesa durante as tentativas de invasão francesa e espanhola, depois que Henry VIII rompeu com Roma. Esse foi o motivo de ter sido construído e o forte principal leva o nome do monarca. O castelo sofreu modificações na era de Elizabeth I e na era da rainha Victoria, sendo também de suma importância para a primeira, segunda guerra mundial e para a guerra civil. Fizemos um tour guiado pelo castelo e foi maravilhoso! O tour é gratuito e conta detalhadamente as modificações e como era utilizado. Vale a visita, caso você se interesse por histórias de guerra.

pendennis 2 pendennis 1

E assim nos despedimos de Cornwall.

Com uma ótima impressão, com diversas memórias boas e muito aprendizado.

E decididos a mostrar ao mundo: A Inglaterra vai além de Londres!!!

Também estamos no instagram @arrumeiasmalaseparti

Juliana ❤

Anúncios

3 comentários sobre “Cornwall – A Inglaterra além de Londres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s